A Arca da Aliança

Dr. Michael LaitmanA Torá, “Êxodo”, 25:22: “Ali, sobre a tampa, no meio dos dois querubins que se encontram sobre a arca da aliança, eu me encontrarei com você e lhe darei todos os meus mandamentos destinados aos filhos de Israel”.

A Arca da Aliança é chamada de Aron Kodesh. É um armário bem acabado onde são mantidas as tábuas com os Dez Mandamentos. Em cima há dois querubins (anjos ou pássaros – Kruvim) que a cobrem com suas asas, e entre estas asas, a voz do Criador é ouvida.

Essa não é realmente uma descrição de alguns objetos físicos, mas de forças e propriedades espirituais. A sabedoria da Cabalá só fala do desejo, a única matéria existente na natureza.

A Arca, ou Aron Kodesh, simboliza os desejos corrigidos da pessoa.

A área superior que nós podemos corrigir é chamada de querubins (Kruvim), (decorrente da palavra “se aproximar” ou “ansiar” em hebraico – Leitkarev). A distância entre os querubins simboliza o desejo que visa e anseia constantemente para cima, para frente, para o próximo nível. Ele que chegar a este estado quando está totalmente voltado ao Criador. Portanto, é a partir da forma superior dos desejos que visam o Criador que, segundo a lei da equivalência de forma dos atributos do Criador e os atributos do ser criado, que uma pessoa ouve a voz do Criador. É lá que o seu apelo ao Criador entra em contato com Ele.

A construção da Arca é descrita na Torá e isso significa que nos é mostrado quais de desejos e de quais conexões entre eles nós devemos reunir de nós mesmos, de nossa alma.

Nós reunimos esses componentes e montamos todas as partes do desejo na ordem certa de forma consistente, e eles criam uma equivalência com o Criador. Portanto, a alma é chamada de Adam, que significa “assemelhar-se” em hebraico, aquele que se assemelha ao Criador. Este é o nosso trabalho ao longo da linha média, entre os querubins, a linha direita e a linha da esquerda, onde ocorre a revelação do Criador.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 12/08/13