Infância Nos Braços Do Grupo

Dr. Michael LaitmanNós sabemos por experiência própria o quão incapazes somos de sequer pensar em qualquer tipo de doação, de tirar alguma coisa de nós mesmos e dá-la a outro, mesmo um pouco. Nós só concordamos com isso se estivermos à espera de receber algo em troca ou se conseguirmos uma boa atitude em relação a nós mesmos. Ou queremos nos sentir superior aos outros, ou estamos nos exibindo e aguardando a aprovação dos outros.

Se nós esperamos conseguir uma recompensa imediata, então podemos dar; a principal coisa a fazer é receber em troca. Mas tirar alguma coisa de si mesmo, sem qualquer compensação, claramente percebendo que você não vai obter qualquer benefício disso, isso é completamente impossível.

Todas as correções só são possíveis em virtude da Luz. Ela vai nos atrair como um ímã e nos tirar do nosso egoísmo. Nesse momento, quando estou no ar, eu sou capaz de dar sem qualquer cálculo. E mais uma vez a Luz me eleva, e estando suspenso no ar, eu, mais uma vez, posso dar desinteressadamente, isto é, agir sem esperar um benefício para mim.

Fica claro para mim que eu estou dando, e já está desaparecendo no outro. Mas, na medida em que isso desaparece, eu faço um cálculo, permanecendo dentro desta doação. Isto é, a minha vantagem é justamente o fato de que o que eu dei desaparece no outro. Eu recebo esta nova atitude devido à aquisição de uma propriedade de doação.

Certamente, isto não é fácil, e só a Luz pode nos manter e permitir realizar tais ações de doação de nós mesmos para fora. NHY de AK estão exigindo de nós doação interminável, sem questionamentos. Todos os desejos do seu egoísmo, desejar desfrutar, preencher-se, entender, sentir, conquistar, dominar, com toda a sua inveja, luxúria e honra, você precisa se voltar ao serviço dos outros e estar repleto de alegria.

Mas você não faz isso por causa da alegria; é simplesmente uma consequência de sua doação, porque você está feliz que realizou um ato completamente altruísta, e a única coisa que restou em você é a Luz de Hassadim.

O mundo de Adam Kadmon exige este tipo de comportamento de nós: doação incondicional. Mas o mundo de Atzilut, que é responsável pela nossa correção, opera de forma mais seletiva. Ele separa alguns dos nossos desejos, deixando-os para mais tarde, considerando-os serem demais para começar. É como se ele reduzisse a barreira para nós, tanto em altura como intensidade. Ele não revela toda esta imagem espiritual cintilante com ilimitada doação e recepção diante de nós, mas escurece as Luzes e embota os desejos. Ela se torna mais cinzenta e sombria, mas agora você pode, pelo menos, resistir, porque senão isso iria simplesmente engoli-lo e forçá-lo a receber egoisticamente.

É por isso que o Mundo de Atzilut organiza tudo em uma forma que deixa apenas uma pequena barreira na frente de nós, a mínima superação do nosso egoísmo em prol da doação. Ele está tomando o cuidado de garantir que as tentações não sejam tão fortes e os obstáculos tão grandes, o que nos permite chegar mais perto de um estado que seja possível de suportar. Então, nós pedimos ajuda para superar esse pequeno obstáculo egoísta e nos elevar acima dele, cada vez fazendo a transição de grau em grau.

A superação consiste sempre em eu me esconder de todos os infortúnios possíveis dentro do centro do grupo, tornando-me incluído nele, e acima de tudo, procurar lá por um lugar seguro e escondido, como um embrião dentro do útero de uma mãe. Eu me escondo de todas as forças egoístas (Klipot) e me uno ao superior. E uma vez no centro do grupo, eu começo a crescer. Eu agora me torno uma criança que está sentada nos braços de um adulto, uma mãe ou um pai, e que está indicando-lhes para onde deveria ser carregada e o que quer. Assim, cada vez eu avanço com a sua ajuda, escolhendo a direção por mim mesmo, e o superior concorda em me levar lá, aprovando minha escolha. Nesta forma, um pequena pessoa espiritual cresce.

Um grupo para mim é a mãe e o pai, e só a partir do seu centro eu posso esclarecer todas as propriedades espirituais.

Da 3a parte da Lição Diária de Cabalá 07/10/13, O Estudo das Dez Sefirot