Estabilidade Do Sistema Fechado

Pergunta: Você está dizendo que a comunidade integral é um sistema fechado. A partir dos cursos sobre Cibernética e Organização de Sistemas lembramo-nos que um sistema fechado é geralmente muito instável. Um sistema normalmente é considerado estável quando é aberto e livre. Pode esta analogia ser aplicada à comunidade integral?

Resposta: Neste mundo, os sistemas fechados são instáveis, uma vez que estão sob a influência de fatores externos. Eles têm de ser organizados de uma forma que lhes permita conectarem-se com influências externas, neutralizarem-se, manterem conexões recíprocas, e interagir entre eles de uma forma ou de outra. Em outras palavras, um sistema vivo não pode ser confinado a si mesmo. Ele continua em desenvolvimento devido ao impacto do ambiente ao qual se adapta da melhor forma que é capaz. Essa é a sua vantagem: o seu ambiente expande-se, etc.

No sistema que estamos a falar, uma pessoa tem de estar constantemente conectada com a sua sociedade, ela tem que alargar a sua inclusão na sociedade e vice-versa, da sociedade nela. Então, não se trata de um sistema fechado, mas sim de um sistema que está em constante expansão. É simplesmente assim que o seu crescimento e desenvolvimento gradual acontecem, de acordo com o grau da sua capacidade de preservação da sua integridade interna.

Em todos os outros aspetos, todo o sistema procura preparar-se constantemente para ainda maiores conexões com o meio ambiente.

Do Programa de TV: “O Mundo Integral: Fórmula de uma Sociedade Integral” 03/07/12

Comente