Um Ponto Que Engloba Todo O Processo

Baal HaSulam: “A serva que é herdeira da sua senhora”: Isto é semelhante a uma carga pesada, que ninguém pode levantar ou levar para outro lugar. Por isso, o conselho é dividir a carga em pequenas partes e posteriormente transferi-las uma de cada vez.

O Criador criou um grande desejo de receber, forte e espesso, exactamente de acordo com a Sua medida de doação e o Seu desejo de trazer contentamento ao ser humano. O Criador fez este desejo muito complexo, de maneira a sentir e compreende-Lo, e tornando-se semelhante a Ele, para que o pensamento completo da criação seja aceito e interiorizado, e o vá processar em resposta. É como o anfitrião rico, que apesar de ser o primeiro, quer que o convidado se torne como ele, sem quaisquer limitações. Muitas correcções graduais são requeridas para o conseguir fazer. É impossível transferir a “carga” pesada de uma vez só, ou seja corrigir o Kli (vaso) que foi criado pelo Criador. Nós temos que clarificar e examinar as coisas do Kli (vaso) para compreender e aceitar o processo, e cumpri-lo da nossa parte, para atingir a forma idêntica do Criador. Temos que fazer tudo isso com os atributos que nem mesmo temos.

Uma pessoa é na realidade uma máquina, com a excepção de um ponto que vem do Criador, como uma centelha. Nós não sabemos como é essa centelha, mas isso é o que nos traz á vida no caminho assemelhando-se ao Criador. Algo interno não me deixa descansar até que me torne como o Criador. Se uma pessoa tem tal impulso, ela deve cumpri-lo sem questionar. Somente no caminho, quando ela começa a entender alguma coisa, que ela tem livre arbítrio.

Por isso trata-se de acções graduais, com as quais gradualmente, nós adicionámos todo o desejo de receber á nossa centelha, criando á sua volta a forma do Criador. Nós construímos essas formas do desejo de receber de acordo com o plano que está no ponto do coração. Todas as nossas recordações (Reshimot) daqui até ao final da nossa correcção estão nesta minúscula “bola”. É como uma gota de sémen, mas esta gota determina como e em que ordem, as partes do desejo são acrescentadas até que todo o homem é criado á sua volta.

Retirado da 4ª parte da Lição diária de Cabala 30/08/12, Artigo “Uma serva que é herdeira da sua senhora”

Comente