O Principal Problema Da Humanidade: Falta De Felicidade

Dr. Michael LaitmanOpinião: (Herman Van Rompuy, Presidente da UE): “O presidente da União Européia Herman Van Rompuy está apenas tentando espalhar um pouco de felicidade. Para o Ano Novo, o político, que gosta da reconfortante poesia Haiku em seu tempo livre, está enviando o livro ‘A World Book of Happiness (O Livro Mundial da Felicidade)’ aos líderes mundiais, exortando-os ‘para tornar a felicidade e o bem-estar das pessoas a nossa prioridade política para 2012″.

“‘O pensamento positivo não é mais algo para os andarilhos, sonhadores, e os perpetuamente ingênuos’, disse Van Rompuy.

“Sua mensagem de ‘felicidade’ vem num momento em que a União Européia está atravessando a pior crise de sua história de meio século, à medida que os altos níveis de dívida pública ameaçam o futuro de sua moeda comum (euro).

“O livro pode até conter uma chave para alguns dos estados membros mais ricos, que têm sido relutantes em ajudar nações turbulentas, como Itália e Espanha, que estão sofrendo com altos níveis de dívida que precisam ser refinanciados.

“‘O dinheiro pode comprar a felicidade, se você gastá-lo em outros’, ele diz”.

Meu comentário: Como a essência do ser criado é o desejo de receber prazer, nós nos sentimos felizes quando esse desejo é satisfeito, e vice-versa, quando ele não é satisfeito nós somos infelizes. Sob a influência do egoísmo pessoal e social, nós aceitamos a satisfação artificial como a felicidade e nunca sentimos contentamento.

Hoje, quando nós entramos na crise global e vazia, começamos a perceber que só podemos ser preenchidos por tais satisfações naturais de tranqüilidade, gentileza e reciprocidade, e nada mais. Assim, nós chegaremos à necessidade de nos aproximar, para observar a condição geral da conexão integral. Como o surgimento de uma doença, a crise nos direciona para receber tratamento.