Juntando Tudo Em Um

Dr. Michael LaitmanMeu objetivo é sempre revelar até que ponto sou incapaz de conectar tudo junto em “um homem com um coração”, e exigir a Torá, cuja Luz reforma. Esta luz chega até nós a partir da fonte de AB-SAG (Hochma e Bina juntas).

Afinal, nós somos incapazes de atingir Keter sozinha, mas apenas através de nossas ações na Luz de Hochma e na Luz de Hassidim. E tudo isso é revelado em ZON: na criatura quebrada e dividida. Assim, nós nos corrigirmos a cada vez.

É por isso que se diz que, antes de tudo, haverá a correção do mundo e só depois a correção final. Afinal, “mundo” significa “surdez” (Elem), “ocultação” (Alama), separação. A Luz do Um, que conecta tudo junto e dirige tudo a partir de uma fonte superior, realiza primeiro a correção e conecta tudo o que eu sinto na minha sensação da realidade.

Então, dependendo de quão opostos e espalhados estes pólos estão na minha percepção, e dependendo da quantidade de Luz que Reforma eu atraio, a qual conecta tudo acima de suas diferenças em Um, conforme esta lacuna entre separação e união, eu descobro a magnitude do meu vaso ou desejo espiritual.

Neste vaso eu sinto o poder da Luz revelada como Nefesh, Ruach, Neshama, HayaYechida. O tipo de Luz que eu sinto depende da diferença entre os desejos quebrados e separados, conectados acima de si mesmos pela Luz numa intenção geral para utilizá-los em prol da doação.

Disso nós compreendemos o significado de “em prol da doação”, isto é, que eu posso me conectar com alguém numa só ação, com um único objetivo. Egoisticamente, não é possível agir em conjunto, com um objetivo. Na verdade, cada um quer agir por si mesmo, para satisfazer seus desejos particulares. Assim, dentro do ego, o conceito de Um não pode existir, apenas o conceito de “muitos”.

Se nós estamos falando do Um, ou seja, da conexão num único conjunto, o retorno a Ele, a revelação do Um (visto que, na verdade, não há outro além Dele, e o resto são os mundos, “ocultações”), este conceito só existe fora do desejo egoísta. Isto é, ele existe nos desejos dos outros, a fim de conectá-los pela intenção de doar àquele Um.

A partir deste quadro torna-se claro que somente através da doação nós podemos ter êxito em chegar a ações comuns e alcançar um resultado a partir das numerosas ações que aspiram a se unir. Isso é impossível na recepção egoísta, mas somente se sairmos do nosso egoísmo e nos movermos para fora, em direção ao objetivo comum, fora dos nossos interesses pessoais egoístas.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 27/11/11, Shamati # 69