Portanto, A História É Real Ou Não?

Dr. Michael LaitmanNossa percepção é muito limitada. Nós não conseguimos entender qual é a nossa história e o que a Torá nos diz quando descreve a escravidão no Egito e o Êxodo.

Mas o que é a história? Agora eu sinto que existo numa realidade, e divido esta realidade no presente e, em relação a ele, o passado e o futuro. A percepção do passado, presente e  futuro é o meu sentimento no momento. Agora, como eu vivo e sinto que existo em algum lugar no espaço, as impressões são reveladas em mim, que eu divido de acordo com o tempo, lugar e movimento.

Neste caso, o que é a história? São memórias, registros informacionais de estados anteriores ou certa percepção da verdadeira realidade, chamada de “passado”? É muito difícil explicar isso para uma pessoa. Então, eu sempre retenho certas informações, como numa conversa com crianças que fazem perguntas inteligentes e sérias, mas ainda não conseguem entender a resposta.

Eu não quero que isso se pareça com misticismo, mas não há “história”, não há passado. Nossa percepção ocorre apenas devido aos registros informacionais (Reshimot). E não há passado na Reshimo, mas apenas o presente. Todos os Partzufim que parecem vir em seqüência, um após o outro, como o “desenvolvimento histórico” do mundo que aconteceu “antes de sermos criados” não são nada além de nossa sensação em relação a nós mesmos.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 09/11/11, Escritos do Rabash