Conversa De Bebê Do Universo Superior

Dr. Michael LaitmanPergunta: Se o nosso único propósito é nos tornar como um, por que vemos o sistema superior dividido num número infinito de partes?

Resposta: Tudo é feito para nos levar a sermos Um. Afinal de contas, este sistema se origina no Um e termina no Um, mas para cobrir este intervalo, ele deve passar por nós, trabalhar conosco para dar ao nosso desejo de receber prazer a forma de doação.

É por isso que o sistema superior se ramifica e se divide no tempo, espaço e movimento, numa variedade de combinações de estados, de modo a executar essa ação no final. Toda essa divisão e imperfeição, e todas as falhas com as quais o sistema se reveste só existem em relação a nós. A mãe que brinca com seu filho não parece tola e irracional, se você não entende porque ela está agindo dessa maneira? Uma mulher adulta de repente começa a falar como um bebê, o que é isso realmente?

Mas nós entendemos que ela faz isso para a criança. Naturalmente, esta é uma falha nela porque isso não é adequado para sua idade e posição.

O mesmo pode ser dito em relação ao sistema superior: ele não age por si só. O sistema superior é o mundo do Infinito. Em geral, não há mundos sem a criatura. No momento em que a criatura surge no estado preciso, quando ela desperta na direção do mundo do Infinito, nesse exato momento o sistema de ocultações, das conexões enfraquecidas, que sempre segue os graus de corrupção, se forma entre a criatura e o Infinito.

O superior é perfeito, mas deve rebaixar-se ao nível do inferior, de modo a cuidar dele. Mas isto não é como no nosso mundo, quando uma mãe cuida de seu filho. O sistema superior só começa a cuidar de nós após o nosso pedido preliminar.

Ou ele pode nos despertar ocultamente, como se agisse nos bastidores. Mas a Cabalá não estuda os processos que acontecem naturalmente, “em seu próprio tempo (Beito )”, uma vez que desenvolveremos este caminho de qualquer maneira. A única coisa que nos interessa é “acelerar o tempo (Achishena)”. É por isso que nós estudamos o sistema que nós mesmos despertamos.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 21/11/11, TES

Comente