Como Argila Nas Mãos do Mestre

Não imagine o Criador estando em algum lugar distante, em mundos distantes, existindo separadamente de você. Tudo só existe dentro do nosso desejo. Tudo se torna revelado dentro de nós.

Nos parece que toda a realidade, junto a nós, existe em algum lugar externo e é dividida em camadas da natureza – inanimada, vegetativa, animada, e falante, que estão tanto mais perto ou distante de nós. Mas tudo isso existe dentro do nosso desejo.

Parece, que, para uma pessoa, é como se isso não fosse dela, como se fosse estranho, e essa confusão é dada a ela intencionalmente, como consequência da quebra. Mas quando ela começa a trabalhar na conquista da doação, aos poucos, na medida de sua disponibilidade de doar e sacrificar o seu egoísmo, ela começa a sentir essas partes do universo que parecia ser estranhas e externas a ela: a natureza inanimada, plantas, animais e pessoas.

Evidentemente, tudo pertence a ela, e só parece ser estranho para ela devido a sua percepção arruínada.

Desta forma, o Criador desperta uma pessoa com os Seus convites e picadas em qualquer oportunidade, e a pessoa se torna mais sensível a responder a doação. Ela só precisa seguir as instruções com mais precisão. É por isso que a Torá é chamada de “instrução” (Oraa) para que pudéssemos utilizar todos os meios que nos foram dados neste mundo (o professor, o estudo, e o grupo) e transcendê-lo.

Não importa que a pessoa não entenda o que está fazendo ou que ela se sinta como uma criança pequena que joga um jogo. Se ela realmente deseja atingir a espiritualidade e está preparada para cancelar a si mesma diante do professor, o grupo, e o estudo a fim de mudar com a sua ajuda e se tornar como a argila em suas mãos, ela vai começar a sentir as mudanças que acontecem dentro de si.

Uma pessoa não sabe de onde elas vêm. Os Cabalistas dizem que elas vêm da Luz Circundante. Mas nós não percebemos a Luz Circundante, porque ela não se torna uma Luz Interior, e só percebemos sua influência com os resultados. De repente começamos a entender e senti-la mais; nos tornamos preparados para estar mais perto da doação, do professor e do grupo.

É assim que a Luz Circundante opera, e tudo depende da nossa sensibilidade para com as mudanças que devemos receber. Devo desejar que elas aconteçam diretamente dentro de mim, dentro do meu desejo, para a imagem do Criador, a imagem do doador vestindo-se em mim, e para o meu desejo de receber prazer em adquirir a forma de doação.

E assim eu vou conseguir a adesão: Eu vou sentir como eu me uno com o Criador dentro de mim mesmo. Mas eu me conecto com o Criador e existo dentro Dele, e o Criador existe dentro de mim. É por isso que Ele é chamado de Criador (Bo-Reh) ou “venha e veja”.

Da 1a. parte da Lição Diária de Cabalá, de 08/07/2011, Escritos do Rabash.

Material relacionado:
Eu Quero Me Ver Em Doação
Acima Da Matéria Do Egoísmo