A Separação Causa Uma Descida, A União Uma Subida

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, Shamati, Artigo 34 “O Benefício da Terra”: Toda forma aponta para outra forma (espiritual e oposta). Assim, todas as descidas onde a pessoa sente que alcançou a separação (dos outros e dentro deles, da unificação com o Criador) são uma oportunidade de discernir entre uma coisa e seu oposto.

Em outras palavras, deve-se aprender os benefícios das subidas e das descidas. Caso contrário, a pessoa seria incapaz de apreciar a importância de ser trazida para perto do Alto, e as subidas que lhe são dadas… (como é dito) “Tanto quanto a Luz sobrepujará a escuridão”.

Afinal, só a partir da separação podemos apreciar a união entre nós e estimar a realização de nossa união como a realização do Criador, da força superior. Temos que tentar dar as definições corretas: A separação entre nós é uma descida, enquanto que a união entre nós é uma subida. A separação, isto é, o estado de descida, deve levar-nos a sensação de ausência de Luz, enquanto que a subida deve ser sentida como a presença da Luz superior, a Luz de doação e amor.

Nós devemos interpretar corretamente as qualidades espirituais, as definições espirituais.Então, aos poucos, vamos nos acostumar com elas e vamos começar a ver o valor espiritual superior nas palavras tão odiosas para nós hoje: “união”, “amor” e “adesão”.

Só então a pessoa pode avaliar e considerar a questão da adesão, pela qual o deleite e prazer no Pensamento da Criação podem ser adquiridos, sendo “Seu desejo de fazer o bem às Suas criações”.

Da Lição 8, Convenção NÓS! 03/04/11