Ultrapassar A Linha Vermelha Em Direção Ao Novo Mundo

Dr. Michael LaitmanDo mundo do Infinito, “Estado 1”,  nós descemos a este mundo, o que se chama alcançar o “Estado 2”. A partir desse estado nós temos que subir de volta para o Infinito, no “Estado 3”, que é idêntico ao Estado 1. Há apenas uma diferença entre eles: nós existimos no estado 3, estando cientes desse fato, conscientemente. Por isso, ele é considerado 613 vezes maior do que o Estado 1.

Ao longo de bilhões de anos, nós nos desenvolvemos no Estado 2, nos níveis inanimado, vegetal e animal. Até que nós descêssemos aos mundos de Atzilut, Beria, Yetzirah, e Assiya, o tempo não existia. O tempo só aparece quando chegamos a este mundo e ele se desenvolve ao longo de cerca de 15 bilhões de anos, chegando finalmente ao nível “humano”.

Beyond The Limits Of This World

A diferença entre o nível “humano” e os níveis inanimado, vegetal, animal é que o homem não existe na natureza! Desde o início, o ser humano é essencialmente um animal, ainda que mais complexo. Ele só se transforma em homem quando sente que é um ser global e social.

Isto é, ele já não vive de forma egoísta, como fazia antes de atingir o nosso nível atual. Em vez disso, ele tem que participar do desenvolvimento espiritual e subir os degraus que já desceu antes. A partir do desenvolvimento geral e social, nós temos que passar ao desenvolvimento espiritual com seriedade e responsabilidade. Esta é a essência do nosso trabalho.

Enquanto nós estávamos nos desenvolvendo egoisticamente, não encontrávamos nenhum problema, porque evoluíamos inconscientemente, de forma natural. Mas desde que chegamos à “linha vermelha”, isto é, ao estado em que tudo passou a ser global e integralmente interconectado, é um sinal de que devemos assumir uma outra forma de existência, em harmonia com a natureza.

Da 4a parte da Lição Diária de Cabalá 4/02/11, “O Estudoda Sabedoria da Cabalá”