Sob Pressão Ou Na Incubadora?

Há muitos problemas que nos esperam no caminho espiritual, porque o desenvolvimento espiritual acontece a despeito do nosso desejo e é destinadaoao estado pertinente ao nosso. Temos que “operar” em nós mesmos em um sentido.

Mas isso é completamente realista. Isso pode ser feito por meio da sabedoria que adquirimos durante o estudo e a oportunidade de atrair a Luz nela contida. Portanto, temos os meios necessários e os instrumentos. É assim que se avança: Baal HaSulam escreveu o seguinte “Na Nação”: Todos os animais dependem completamente da natureza. Eles são incapazes de desenvolvê-la de qualquer forma ou influenciar-se sem ela.

Animais avançam instintivamente no grau em que eles mudam internamente de acordo com os comandos exteriores da Natureza. O níveis inanimado, vegetativo e animado avançaram durante toda a história. Por exemplo, mais de 15 bilhões de anos até a matéria inanimada passou por mudanças. Isto principalmente nos reinos vegetal e animal, que se desenvolveram e alteraram a sua espécie. O homem por sua vez, começou a desenvolver por último, ao longo dos últimos 100 a 200 mil anos. É assim que a natureza leva o mundo para a frente.

A sociedade Humana se desenvolve, e mais uma vez está passando pelos mesmos níveis inanimado, vegetativo, animal e humano, mas já no nível humano. E o homem está novamente em movimento instintivamente: empurrado pela natureza, ele coercitivamente vai de um estado para outro. Olhando para a história, vemos como as nações de repente “incendiam-se,” segurando revoluções e transformações.

É assim que nós desenvolvemos até que, finalmente, o Homem cresce através do homem. Este nível está aparecendo na humanidade diante dos nossos olhos e se diferencia em relação aos níveis anteriores, a capacidade de tirar a lei do desenvolvimento em suas próprias mãos, para se tornar semelhante ao Criador, a subir acima da natureza e acelerá-lo. A Natureza nos avança em um grau específico até ao final do período de 6000, usando a “pressão do desenvolvimento” no caminho do sofrimento, enquanto o homem toma essas forças em suas próprias mãos e se desenvolve mais rápido, pelo seu próprio desejo. Ele não vê a lei de desenvolvimento, como o mal, mas como a bondade que ele deseja. Assim ele percebe a si mesmo como um ser humano, aquele que é semelhante ao Criador. Ele toma o exemplo do Criador, descobre o que o Criador faz na criação, e pretende agir da mesma maneira.

Em um ponto as pessoas estudaram o processo de como os pintos foram produzidos. Então, elas aprenderam a fazer incubadoras e alcançaram desenvolvimento que correspondeu às suas necessidades. Como resultado, todos os dias temos a quantidade necessária de ovos e não mais dependemos das leis do desenvolvimento dos frangos.

É exatamente assim que temos de agir com nós mesmos. É por isso que Baal HaSulam continua: No entanto, isso não é assim com o homem, que está dotado com o poder do pensamento. Em virtude da qualidade maravilhosa dessa força, ele é libertado de títulos da natureza e desenvolve-se. Sua função é observar as ações da natureza e fazer o seu trabalho do mesma maneira que ela faz.

Como sabemos, a “Natureza” (הטבע) tem a mesma Gematria que o Criador אלו – הים).

Ele não tem esperança de receber pronto pintos feitos da natureza, à espera de uma galinha em choca seus ovos, mas faz uma incubadora que aquece os ovos e produz pintos para ele, semelhante a uma galinha real.

Além disso, Baal HaSulam escreveu o seguinte no artigo “A” Paz :

Há dois poderes que operam no processo de desenvolvimento:

– Um deles é o “poder dos céus”, que garante que todo o mal e preconceito voltará a ser bom e útil, mas “no seu tempo”, que significa por um difícil e longo caminho, onde o “objeto de desenvolvimento”, experimenta dor e horrível sofrimento estando sob a “pressão do desenvolvimento” que o esmaga com uma crueldade inimaginável.

– O segundo é o “poder terreno”, que significa pessoas que tomaram o controle sobre as leis do desenvolvimento em suas próprias mãos. Porque elas são capazes de se tornar completamente livre dos laços de tempo, acelerar significativamente a chegada do fim, o que significa o amadurecimento final e correção, que é o fim do desenvolvimento.

[36469]

A partir da primeira parte da Lição Diária de Cabala de 27/02/11, Escritos de Rabash