Pisar Num Planeta Desconhecido

Dr. Michael LaitmanPergunta: De que forma a Cabalá é diferente da psicologia, a qual também ensina as pessoas a manter contato entre si?

Resposta: Na parte prática do estudo, a psicologia é correta e está incluída na Cabalá. A sabedoria da Cabalá contém todo o conhecimento sobre a natureza deste mundo. Ela fala sobre tudo que está acontecendo, desde o início até o fim da criação, e por isso inclui todas as ciências deste mundo. É justo que a Cabalá não as descreva em detalhe, porque ela não define esse objectivo por si só.

A Psicologia, como a observação prática de certos tipos de comportamento em nosso mundo, tem sido correta até hoje. Mas atualmente a sua capacidade de se manter é questionável, já que estamos entrando em um mundo global completamente novo. Um sistema global está começando a agir sobre nós, que não considera cada indivíduo em separado ou a sua relação pessoal com o outro, mas acessa cada um em relação a todos os outros, e todos os outros em relação a cada um.

Nós não sabemos como abordar o mundo desta maneira. Não temos ciência que possa explicar essa abordagem para nós.

Nós não podíamos desenvolver uma ciência sobre o comportamento dos sistemas análogos e globais e sobre as leis da existência de todos os seus componentes, porque nós mesmos éramos diferentes interiormente. Uma pessoa só pode desenvolver as formas que estão presentes dentro dela, dentro de sua natureza.

Mas se eu não sentir a minha conexão com os outros, eu não vou ser capaz de desenvolver uma ciência sobre isso. Este é todo o problema! E agora estamos entrando num mundo sobre o qual não sabemos nada. Absolutamente nada! E nós não vamos descobrir nada sobre ele até que organicamente nos sintamos conectados a todos.

Acontece que agora só os Cabalistas são capazes de desenvolver uma ciência para nós sobre essa realidade ordinária e terrena que está sendo revelada a nós, e ninguém mais. Todos vão parecer completamente indefesos e não vão saber o que fazer com todos os problemas e catástrofes que estão chegando. Nenhum especialista será capaz de oferecer qualquer coisa: nem um psicólogo, nem um físico, nem matemático, nem biólogo.

De repente, nós vamos começar a perceber que a nossa ciência atual, em sua totalidade, vai lentamente deixar de trabalhar neste novo estado. Isso ocorre porque uma rede nova e integral de forças está agindo em nós, que leva em conta a conexão geral de todos com todos.

Você entende a difícil situação em que nos encontramos? É por isso que temos que disseminar a ciência da Cabalá o mais rápido possível, para que as pessoas percebam o que está por vir. Se for apenas um pequeno impulso para a frente, uma quantidade mínima de acordo e entendimento, ao menos algum conhecimento e desejo de entender, isso vai mudar todo o quadro e tornar a vida mais fácil para o mundo.

E agora, o tufão está se aproximando da Austrália, e o que as pessoas podem fazer? Apenas chorar. Elas estão tentando fortalecer as casas, martelando mais alguns pregos nas paredes, mas será que isso realmente ajuda contra os elementos em fúria?

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 04/2/11, “O Estudo da Sabedoria da Cabalá”

Comente