Quais Livros Contêm Mais Luz?

Questão: Se não tivéssemos as obras de Baal HaSulam, seríamos capazes de atrair a Luz da correção de outras fontes?

Minha Resposta: Não, nós não teríamos nenhum contato com a Luz. Precisamos de um sistema que nos permita estabelecer uma conexão com ela. Nós temos que agradecer aos cabalistas por isso. Cada geração deve preparar-se como uma fundação para a próxima geração. É semelhante às camadas de cultura que são descobertas durante as escavações arqueológicas. Da mesma forma, estamos constantemente a adicionar camadas e camadas de preparação para as futuras gerações. Sem ela, somos incapazes de evoluir.

Antes de Baal HaSulam, a Cabala era dispersa através de várias fontes. No entanto, ele colecionou e organizou tudo em um único sistema, que não é apenas um livro que é confortável de ler, mas um sistema interno do qual agora podemos receber Luz. É uma correção muito parecida com a realizada pelos Cabalistas na época do Talmud sobre a qual está comentada: “Coma pão com sal e beba água regular.” Os cabalistas uniram todas as almas, de tal maneira que agora, através do sistema geral, podemos receber Luz suficiente para nossa correção e não precisamos mais nos sujeitar ao sofrimento dos nossos corpos.

Baal HaSulam realizou o mesmo tipo de correção. Ele não somente escreveu livros com explicações detalhadas para nós. Afinal, lemos e não entendemos nada. No entanto, através de suas composições, ele fez o possível para que possamos nos unir com o sistema espiritual e atrair a Luz que Reforma. Esta constituiu a sua missão especial. Sem ela não poderíamos fazer nada.

A Luz deve passar através de um sistema que ele construiu, somente então é apropriado para as nossas almas. Nós recebemos a Luz Circundante através do Estudo das Dez Sefirot e “O prefácio ao comentário do Sulam.” Não seria possível fazer isso através de outras obras, uma vez que faltam a ordem e o sistema que Baal HaSulam organizou para nós.

Da 4a. parte da Lição Diária de Cabalá de 1/7/10, Introdução ao Livro, Panim uMasbirot Meirot

Material Relacionado:
Como o Comentário Sulam Trabalha Com o Zohar

Comente