Como o Comentário Sulam Trabalha Com o Zohar

O Comentário Sulam não é simplesmente um acréscimo ao texto do Zohar. Baal Hasulam o escreveu de uma forma tão especial que, ao lermos esse comentário junto com o Zohar, ele atua como um professor que pega o material e dá a ele diferentes formas com respeito a nós. Em outras palavras, O Comentário Sulam não é só uma explanação formal usando termos Cabalísticos que explicam o mecanismo das relações entre os mundos espirituais, Partzufim, e Sefirot. O Comentário Sulam ajuda o Zohar a se expressar como um professor que apresenta o material de estudo aos alunos no jeito mais claro e adequado.

Quando ouvimos O Zohar com O Comentário Sulam, é como uma tradução com informação adicional que o tradutor adiciona para nos ajudar a sentir melhor o original. É como se ele traduzisse para nós do chinês, adicionando esclarecimentos ao texto sobre a natureza do país. Ele nos dá informações em circunstâncias auxiliares, (semelhante a uma lista de exibições presa a um documento) para nos ajudar a perceber o material mais claramente e a senti-lo mais perto do texto. Essa explicação é construída como uma escada (Sulam).

Finalmente, O Zohar é essa grande estrutura que contém toda a criação passando por nós até o Mundo Infinito. Além disso, nós não recebemos o Zohar inteiro, nós só recebemos uma pequena parte dele. Com seu Comentário, Baal HaSulam complementou o que nos faltava do Zohar, além de organizá-lo na forma de uma escada. Sem importar a ordem em que nós o lemos, o Comentário passa através de uma certa matriz, e trabalha arranjando em nós os graus (os degraus da escada) que podemos usar para ascender, passo a passo.