Cabalistas Sobre O Propósito Da Criação, Parte 16

Dr. Michael LaitmanCaros amigos, por favor, façam perguntas em relação a essas passagens dos grandes Cabalistas. Eu prometo respondê-las. Comentários entre parênteses são meus.

Porque O Criador Está Oculto Do Homem?

Essa deficiência (em nossas sensações) nasceu apenas como resultado da ocultação da face do Senhor, que não quis brilhar Sua face sobre Suas criaturas imediatamente, e (por esta ocultação) criou-as completas, desde o início. Em vez disso, o Criador ocultou Sua face (perfeição do atributo de doação e amor) delas, deixando-as carentes (já que o atributo oposto de recepção e ódio surgiu nelas como resultado da ocultação), pois a Luz da face do Rei é certamente vida, e Sua ocultação é a fonte de todo mal.

No entanto, uma vez que a intenção inicial da ocultação não deve ser ocultada, mas, pelo contrário, ser revelada mais tarde e transpor qualquer mal nascido somente a partir dessa ocultação, Ele estabeleu a lei e a ordem, a fim de revelar Sua face oculta e benevolente. Isto é alcançado através das ações das pessoas, ao cumprirem as leis e as doutrinas que Ele lhes deu em Sua Torá, a doutrina da verdade. Ao realizá-las, o homem alcança (revela a sensação da) a vida eterna, pois a recompensa de uma Mitzva (a correção de cada um dos 613 desejos da alma) – Mitzva (o ato de doação em si) – é a Luz de Sua face (satisfação pela doação e amor), que ele oculta do homem, no princípio de Sua Criação.

Assim, a criatura trabalha (aspirando tornar-se semelhante ao  Criador), sendo dominada por sua inclinação ao mal (egoísta), e o seu mal se manifesta em todos os tipos de deficiências (egoístas em relação aos outros), e em sua distância daquilo que lhe daria a Luz da vida (o atributo de doação). E os atos das Mitzvot (os atos de doação com os outros e o Criador) atraem a Luz (anteriormente) ocultada dela, de modo que no momento que ela completou a lei das Mitzvot (corrigiu todos os 613 desejos egoístas inicialmente corrompidos), ela mesma as complementa (à semelhança do Criador, visto que Adão (homem) vem da palavra ” Dome” (semelhante )) ao atrair a Luz nesta vida (e, portanto, sentindo a existência eterna e perfeita, a semelhança com o Criador, no atributo de doação).
– Ramchal , Klalei Pitchei Hochma ve Da’at (As Regras dos Portões da Sabedoria e do Conhecimento)

Comente