“Venha e Veja” A Nova Realidade

Dr. Michael LaitmanTodo o nosso problema no avanço espiritual é que nós abordamos a Cabalá, a revelação do Mundo Superior, como se ela fosse uma teoria científica que devemos atingir com nossa mente e realizar com nossas próprias forças. No entanto, a Cabalá nos oferece algo completamente atípico: a oportunidade de adquirir novas qualidades. Enquanto a pessoa não adquiri-las, não descobrirá o que a Cabalá aborda.

Toda Cabalá é sobre o método de desenvolvimento de uma nova qualidade na pessoa, a qualidade de “amor ao próximo”. Ela também é chamada de “Criador”. Assim, a Cabalá é o método de passar da negação total  Dele à Sua revelação completa. Nossos primeiros sentimentos e pensamentos (mente) “terrenos” não têm qualquer relação com a revelação do Criador. A revelação do Criador é a criação de Sua qualidade dentro da pessoa. A Cabalá é o método para se formar a qualidade de doação dentro de nós, o estado do Criador.

Toda a nossa realidade consiste de dois componentes: sentimentos e pensamentos (mente). Quando a pessoa cria a imagem do Criador dentro de si, adquire uma nova mente e um novo sentimento, em vez dos anteriores. É assim que ela vai da percepção (ou sensação) deste mundo à percepção (ou sensação) do Mundo Superior.

A nova sensação no interior da pessoa é chamada Criador, “Boreh”, que significa “venha e veja”. Ela também é chamada de alma.

O principal desafio para a pessoa que começa a estudar Cabalá é a incapacidade de conectar todo o seu desenvolvimento com a Luz que tem que transformá-la, com a força que deve trazer-lhe uma nova mente e sentimentos. Nós nos apegamos a formas externas e aspiramos perceber o texto que foi escrito pelos Cabalistas com nossos sentimentos e pensamentos terrenos. Tentamos adaptar a espiritualidade à nossa existência terrena. Contudo, em todos os livros Cabalísticos, nem uma única palavra fala sobre o nosso mundo. O nosso estado é necessário apenas para atrairmos a Luz que Corrige através do estudo em grupo. A nossa tarefa é esperar pelo nascimento de novos sentimentos e pensamentos dentro de nós, que nos dará a percepção da nova realidade.

Toda a nossa batalha com a nossa natureza é encontrar novos instrumentos de percepção do mundo e, depois, perceber e realizar através deles.

Da terceira parte da Lição Diária de Cabalá 04/05/10, “Matan Torah”.