O Sistema De Doação

Laitman_138No artigo “Matan Torá (“A Revelação da Divindade”), o Baal HaSulam escreve que a doação se manifesta através de acções que são dirigidas de uma pessoa a outra e de uma pessoa ao Criador. Ambas acções são dirigidas a um objectivo: alcançar a similaridade parcial (através dos 125 degraus dos mundos), e depois a similaridade completa com o Criador (o Mundo do Infinito, um estado de união com o Criador). Quando a pessoa age em prol da doação em vez do benefício próprio, ela não sente a diferença entre doar a outra pessoa ou ao Criador, porque o que quer que esteja além de seu próprio corpo é percepcionado como estranho.

O que significa “trabalhar em prol do Criador?”. Como O imagino eu? Eu uno-me com meus amigos (pessoas com as quais eu partilho o mesmo objectivo), e por este propósito eu elevo-me acima do meu egoísmo. Dentro desta união, eu começo a sentir um desejo mais interno definido como “o Criador”. Através do grupo (Circuito 1), eu influencio-O (Circuito 2). Por sua vez, ambos reagem a mim. O Grupo e o Criador compreendem dois modelos de “estranhos” ou “outros” que estão presentes dentro de mim, ambos os quais eu posso diferenciar. Eu trabalho com ambos os modelos em prol da doação e elevo-me além do meu ego. 

É aqui que o circulo é completado. Não existem “outros,” eu só os imaginei dentro do meu ego (meu desejo de receber prazer). Eu elevo-me acima do meu egoísmo e alcanço um estado chamado “O Outro – 1”, e então eu elevo-me ainda mais alto para um estado que é chamado “O Outro – 2”. Tudo acontece dentro de mim. O ditado, “Do amor pelos seres criados ao amor pelo Criador”, refere-se a dois degraus de correção dos meus desejos egoístas.

Ao “dar ao outro” eu quero ser similar ao Criador, isto é, fundir-me com Ele. Tudo está dentro de mim: por um lado o meu desejo é chamado “grupo”, “vizinhança”, “humanidade” e “almas”, e por outro, num nível mais profundo, ele é chamado “o Criador”. Contudo, tudo isso acontece apenas dentro do meu desejo corrigido pela doação. Eu estou envolvido em duas camadas de relacionamentos. Só que é mais difícil para eu “dar” ao Criador que aos meus amigos.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabala 5/5/10, Artigo “Matan Torá”