Por que Nos Sentimos Tão Mal?

каббалист Михаэль Лайтман

Muitas vezes nós nos pegamos perguntando: “Por que me sinto tão mal? Eu não machuquei ninguém; então, o que estou fazendo de errado?”. Como uma criança pequena, estamos perguntando o que fizemos de errado e por que estamos nos sentindo tão mal. Além disso, parece que estamos cada vez pior, sem qualquer razão aparente. Nós nos consideramos cidadãos respeitáveis, inocentes de qualquer crime. Portanto, o que está acontecendo? Por que o mal chega até nós?

Tudo vem do Alto. Não há nada no mundo que não esteja previsto pelo Alto, de acordo com a avaliação do sistema comum. O Zohar explica que novas corrupções são reveladas em nós a cada instante. Se prestarmos atenção a elas, através de nossa inclusão no sistema comum, que é o grupo e os estudos (pelo menos uma a duas horas por dia), receberemos então a força e a sensibilidade para corrigí-las.

Seria impossível para nós distinguir estes estados sem primeiro começarmos a reconhecê-los. Além disso, se nós não reconhecemos essas mesmas corrupções (Reshimot – genes informativos), bem como as oportunidades para nos corrigirmos e avançarmos espiritualmente, então elas se transformam em mal dentro de nós. Esta é a razão para todas as doenças, problemas e crises em nossa vida.

De uma geração para outra, o mal não corrigido gradualmente se acumula, e na nossa geração ele alcançou medidas conseidráveis. Tudo isso ocorre porque nós não construimos um desejo, que é o vaso (Kli) para as Luzes (Ruchot) revestirem o nosso interior. Caso contrário, nós seríamos capazes de revelar o sentido de nossa vida e mudar o nosso destino.

Sem um Kli, as Luzes que deveriam ter revestido o interior permanecem sob a forma de “espírito” (Ruach) sem um corpo, o que significa que elas agem em nosso prejuízo. Assim, estamos atrasados na percepção destas Luzes dentro dos desejos corrigidos.