O Criador é a Nossa Realização mais Íntima

O criador é a tua qualidade corrigida. Ele é revelado dentro do ser criado, e é por isso que em Hebraico é chamado de “Bo-re” (“Venha e veja”) Tu tem que chegar ao teu estado corrigido, teu “eu” corrigido, e tu verá tuas qualidades ajustadas e as chamará de “O Criador”. Tu revela o criador somente internamente, dentro dos teus klis (receptores) de percepção. Tu não sente nada fora de si.

Nós percebemos o todo da realidade, tudo que existe, dentro de nós, nas nossas sensações. É por isso que o livro do Zohar declara que todos os mundos e tudo que os preenche, incluindo o Criador, existe numa pessoa.  É que tudo isso é sentido por ela, internamente. Tudo parece existir no outro lado, fora de nós. Essa ilusão nos foi dada para propositalemente, então através do contraste da percepeção do “interior” e do “exterior”, nós vamos adquirir uma capacidade de ver o mundo, nós mesmos e o criador; externamente bem como internamente.  Poderemos então sentir a criação como ele sente: antes foi criado, no processo de sercriado, e nos futuros “estados elevados”.

Percepção espiritual é baseada dentro dos desejos dos “outros” que tu adere a ti mesmo pelo caminho do desejo de doação e amar o próximo. Dessa maneira, teu desejo cresce, e para o nível que tu se une a outros desejos, tu continua a revelar uma realidade grande e ampla.

No nosso mundo nós revelamos o “Mundo de Assiya”, onde cada pessoa está isolada dentro de si mesma, no seu próprio desejo egoísta. Mas quando tu começa a se unir com o grupo, que é similar a teu desejo pelo criador, então à medida que tu se une com os desejos do grupo, tu vai revelar o Mundo de Yetzira.

Ao se unir com o ambiente em um unico desejo, tu revela a qualidade de doação que tu alcançou, e isso é chamado de o “Criador”. O fenômerno que tu revela no teu estado corrigido é chamado de luz, e sua fonte mais íntima é chamado de o Criador.

Mas então, um grande desejo egoísta é revelado dentro de ti, que é o teu “eu”, e por tentar se unir com o grupo além desse desejo egoísta, tu chega ao mundo de Beria.
É assim que nós revelamos todos os cinco mundos. Baal HaSulam escreveu na “Introdução à ciência da cabala” que todos os mundos existem dentro de uma pessoa. A ciência da cabala é a revelação do Criador para o ser criado, dentro do ser criado, que significa, dentro dos seus desejos corrigidos (sentidos). Por revelar a qualidade de doação, nós também chegamos à sua fonte, seu fundador. Essa realização mais íntima é chamada de o Criador.