Reta Final Na História

laitman_203Congresso em Nova Jersey, “Completando o Círculo”, Lição 1

Um Lote Miserável

Tudo o que acontece no mundo acontece unicamente para que nós possamos revelar o verdadeiro mundo, no qual nós existimos. Em essência, tudo o que é retratado fora do desejo de uma pessoa, quando ela vê a natureza inanimada, vegetal e animal, e as outras pessoas, tudo isso é manifestação do Criador diante da pessoa. Mas ela não sente esta ou entende o que se quer dela. Consequentemente, nós estamos passando por um processo muito longo e doloroso na história, apenas para que, no final, façamos a pergunta sobre o sentido da vida: Para que tudo isso? Quem se beneficia com tudo isso? Quem eu agrado? O segredo está escondido em nossa existência?

Nós vemos lógica e significado em todas as células, na unidade da natureza, na relação de todas as suas partes, mas não encontramos nenhuma lógica em nossa própria existência. Uma pessoa, que é a “coroa da criação”, é também a parte que mais sofre de todos os seres criados. Nós possuímos uma mente e sentimentos desenvolvidos, mas ainda agimos como os maiores gastadores e desperdiçamos todo o nosso potencial para interações mútuas.

Além disso, mesmo quando percebemos isso, não podemos fazer nada. Nossa miséria é impressionante: a pessoa sabe quando faz algo estúpido que trará prejuízos a ela e aos outros, mas é incapaz de mudar.

Por exemplo, um glutão não consegue refrear seus alimentos favoritos e perde o controle, ao mesmo tempo que entende perfeitamente bem como se sentirá mal mais tarde. Nós enfrentamos o mesmo problema com todos os tipos de prazeres, grandes e pequenos.

Ao longo da história as pessoas foram se perguntando se há alguma maneira de sair. É possível entrar num estado mais maduro, mais “sólido”? É possível evitar ser tão miserável e humilde? Nós percebemos a nossa baixeza e ainda a seguimos, e hoje é sempre como o dia anterior. Nós fechamos nossos olhos e vamos com o fluxo…

De Frente para a Questão

Neste ponto, nós definitivamente precisamos agradecer os Cabalistas. Eles sofreram como muitos outros, mas conseguiram. Eles foram capazes de descobrir que toda esta vida miserável se destina a nos levar à a solução chave.

Afinal de contas, não pode ser que a nossa vida flua desde o nascimento até a morte numa existência tão absurda. Não pode ser que tal natureza sábia cria uma criatura que é tão desenvolvida e que ao mesmo tempo se comporta de maneira tão desprezível. Esta discrepância de nossas habilidades e ações é muito impressionante.

Além disso, a própria natureza nos empurra num abismo. Talvez eu queira agir de forma diferente e ser uma pessoa diferente. Se eu me planejasse e me programasse, eu agiria de forma diferente, certamente melhor do que foi “destinado” pela natureza ou o Criador.

Quando chegamos a essa percepção ou compreensão, isso indica apenas uma coisa: a necessidade de resolver a questão colocada. É aí que reside a fonte de entendimento da vida, o sucesso na vida, e o sucesso para além dos limites dos seus quadros passageiros. É improvável que isso se limite a nossa existência “proteica” por 60-70 anos.

A Ciência que nos Leva Pela Vida

As pessoas que fizeram essa pergunta descobriram que o mundo e os seres humanos aqui realmente têm um objetivo final: revelar a única força que nos envia tudo. Ela inclui o universo inteiro e “joga” com ele para que nós realmente desejemos revelá-la.

Enquanto isso, ao longo da história, apenas alguns indivíduos aprenderam sobre a oportunidade de revelar o Criador. No entanto, o número de pessoas que fazem a pergunta certa é crescente. E essas pessoas estão nos dizendo que esta é a única tarefa produtiva de uma pessoa neste mundo, a partir do momento em que ela amadurece e percebe quem é.

Como as crianças, quando têm 6-9 anos de idade, nós também perguntamos sobre a essência e o significado da vida. Talvez nós não façamos essas perguntas aos adultos, nossos pais, mas elas estavam lá.

Desde uma idade precoce, as crianças precisam receber uma educação que explique como fazer um esforço constante para revelar a força superior, a qual nos influencia constantemente, nos traz vida, e nos conduz através de tudo o que acontece no caminho.

Ao longo da história, as pessoas fizeram grandes esforços para revelar essa força. Elas descobriram todo um sistema de conhecimento gradual com ela e chamaram esse método de “a ciência da Cabalá”, que significa literalmente “a ciência da recepção”.

Ela explica como uma pessoa em nosso mundo pode receber revelação da força que a influencia e mostra toda a imagem da realidade.

De acordo com as palavras dos Cabalistas, a pessoa precisa se engajar nessa ciência de forma particularmente contínua, e levar toda a sua vida nela para atingir a força superior no tempo que lhe foi concedido. A pessoa precisa alcançá-la ao ponto de encontrá-la em todos os seus detalhes.

Tudo na vida deve ser usado apenas para suprir as necessidades básicas – na mesma medida que os animais cuidam de si. Não há nenhuma razão de se esforçar mais do que o necessário para a existência material exclusivamente, tanto quanto é necessário para existir de forma racional.

Isso não significa que nós precisamos viver em cavernas e usar peles de animais. Se não excedemos a “barra da sobrevivência” e dedicamos todo o nosso esforço para revelar o Criador, nos elevando ao Seu grau de eternidade e perfeição, em seguida, não é preciso dizer que não faremos coisas bobas, perseguindo os excessos do mundo material. Se nos limitarmos à existência simples, daremos toda a nossa força para o nosso verdadeiro propósito.

Da Convenção em Nova Jersey “Completando o Círculo” 24/07/15, Lição 1