Alcance A Alma Comum

929Na verdade, existe apenas uma alma no mundo… Essa mesma alma existe em todos os filhos de Israel, completa em cada um, como em Adam HaRishon, uma vez que o espiritual é indivisível e não pode ser cortado – o que é antes uma característica de coisas corpóreas.

Em vez disso, dizer que existem 600.000 almas e centelhas de almas parece como se fosse dividido pela força do corpo de cada pessoa (Baal HaSulam, Artigo “600.000 Almas”).

Cada pessoa tem uma alma, e essa mesma alma está presente em todos. Não podemos realmente imaginar isso. É como a teoria da relatividade – nem todos conseguem compreender o que ela descreve, e o mundo espiritual é ainda mais difícil de compreender.

Existem vários princípios que aceitamos pela fé porque os Cabalistas falam deles a partir de sua experiência. Até cruzarmos o Machsom, a barreira que separa a nossa percepção do nosso mundo da percepção do mundo espiritual, não poderemos compreendê-los completamente.

No mundo espiritual, existe apenas uma alma que existe em cada um de nós e em todos nós juntos. Não é que se a alma está em cada pessoa, é uma pequena parte da alma colectiva, e se está em todos, é uma alma coletiva. Não, é a mesma alma.

Tudo depende do quanto a pessoa revela essa alma. Em outras palavras, a medida em que ela adquire a qualidade de doação, conexão e amor determina o quanto ela percebe a alma coletiva, seja em maior ou menor volume. Mas, essencialmente, é sempre uma e brilha constantemente sobre ela.

Na nossa percepção da realidade, não podemos imaginar que a alma coletiva, sendo uma para todos, possa residir na percepção de cada pessoa, ou ser sentida como parte.

Nosso egoísmo nos impede de ver isso plenamente. Por esta razão, foram feitos dois discernimentos no corpo corpóreo, [ou seja, na percepção egoísta]: No primeiro discernimento, a pessoa sente a alma como um órgão único e não entende que este é todo o Israel. [Esta é a única coisa criada pelo Criador.]

No segundo discernimento, a verdadeira luz da alma de Israel não brilha sobre ela em todo o seu poder de iluminação, mas apenas parcialmente, na medida em que ela se purificou ao retornar ao coletivo.

O sinal para a correção completa do corpo é quando a pessoa sente que sua alma existe em todo Israel, em cada um deles, para o qual não se sente como indivíduo, pois um depende do outro.

Nesse momento, ela está completa, perfeita, e a alma verdadeiramente brilha sobre ela com todo o seu poder, como apareceu em Adam HaRishon…. [Isto é, como estava no estado em que foi criada pelo Criador.]

Da Lição Diária de Cabalá 20/02/20, “A Dezena”