Textos arquivados em ''

Intenção De Conexão

275Pergunta: Qual é a intenção correta para alcançar a conexão?

Resposta: O desejo de conexão é a intenção correta. Devemos ver a adesão uns aos outros como um objetivo essencial e necessário.

Se nos conectarmos em nossa aspiração pelo Criador, através dessa aspiração, criaremos um vaso (Kli) para revelá-Lo dentro de nós. Este é o nosso trabalho.

Da Lição Diária de Cabalá 19/02/20, “Preparação para a Convenção”

Características Do Desenvolvimento Espiritual

592.01Pergunta: Vi um documentário que mostra como os presos participam em círculos, como oficinas, nos quais se conectam. Eles revelam todos os tipos de desejos infantis e muitas vezes gritam para liberá-los.

Coisas semelhantes acontecerão em nosso caso? Ou a luz superior suaviza tudo e torna nosso processo mais suave?

Resposta: Não estamos lidando com psicologia, mas com Cabalá, e passamos por estados muito mais complexos. Simultaneamente, nosso Kli (vaso) se expande constantemente, nossas sensações se tornam mais poderosas e podemos conter mais dentro de nós mesmos. Portanto, não vivenciamos explosões psicológicas como nos grupos que você mencionou.

Pelo contrário, uma pessoa que avança no estudo da Cabalá parece muito mais calma externamente. Não porque estejam trabalhando consigo mesmos para conter as emoções, mas porque, sob sua tela, existe uma enorme capacidade de desejos, sentimentos e sensações.

Assim, podem suportar com calma estados que seriam difíceis para uma pessoa comum suportar em nosso mundo.

Caso contrário, tal pessoa poderia perder a sanidade, pois nem os nervos nem a mente poderiam lidar com isso. Mas na Cabalá isso é possível precisamente porque estamos constantemente desenvolvendo o nosso Kli.

Da Lição Diária de Cabalá 19/02/20, “Preparação para a Convenção”

Alcance O Estado De Embrião

232.07Pergunta: Como podemos continuar a trabalhar na conexão para que não ocorra um aborto espiritual?

Resposta: Nossa principal tarefa é alcançar o estado de Ibur (embrião) onde nos unimos na dezena. Deveria haver dez pessoas, não mais. Menos é possível.

À medida que isso acontece, passaremos pelos chamados “três dias de absorção da semente”. A semente que penetrou no útero deve aderir à sua parede interna.

Demora três dias, o que simboliza as três linhas. No nosso mundo tudo isso acontece como consequência das ações do mundo espiritual.

Devemos passar por este estado e nos unirmos totalmente como um grupo ao Criador em três linhas.

Da Lição de Cabalá 19/02/20, “Preparação para a Convenção”

Somente A Unidade Salvará O Mundo

183.03Se a ruína total que estão destinadas a trazer ao mundo ainda não for evidente para o mundo, podem esperar por uma terceira guerra mundial, ou uma quarta. As bombas farão o seu trabalho (Baal HaSulam, Os Escritos da Última Geração).

Pergunta: A situação atual no mundo é tal que as palavras do Baal HaSulam sobre a terceira e quarta guerras mundiais parecem especialmente relevantes. O que as pessoas deveriam ouvir todos os dias para se afastarem deste estado?

Resposta: Nas palavras do Baal HaSulam, as pessoas devem ver instruções precisas para as ações desejadas que lhes revelarão o segredo da criação, e então tudo será resolvido. Estamos trabalhando nessa direção.

Pergunta: Baal HaSulam escreve que todos devem pegar apenas o que é necessário para a existência e direcionar o resto dos seus esforços para beneficiar o próximo e o Criador. Como podem aqueles que hoje querem usar armas nucleares mudar repentinamente e começar a cuidar do bem-estar do próximo?

Resposta: Isto virá de cima para uma pessoa: “eles transformarão suas espadas em relhas de arado”. Tudo isso virá, mas não da maneira que pensamos. O Criador colocará outros pensamentos na cabeça de uma pessoa, e as pessoas começarão a agir dessa forma. Tanto é verdade que se você disser à pessoa: “Você pensou diferente ontem”, ela não acreditará em você.

Pergunta: Que tipo de compreensão deve ser transmitida ao público todos os dias?

Resposta: Após consultarmos uns aos outros, devemos testar nossas conclusões em algum grupo e então levar esse conhecimento ao mundo para que as pessoas não rejeitem o que lhes apresentamos.

Devemos dar-lhes a compreensão de que a nossa natureza maligna, o egoísmo, nos afasta uns dos outros e é a causa de todo o nosso sofrimento. Esse é o primeiro.

Em segundo lugar, não podemos corrigir o egoísmo através de quaisquer decisões políticas, econômicas ou outras, mas apenas com a ajuda da nossa conexão e do desejo de revelar este ponto dentro de nós mesmos que une todos aos outros.

Desta forma começaremos a nos aproximar e, nessa medida, sentiremos como a aproximação nos salva e nos eleva acima de toda a natureza.

Da 1a parte da Lição Diária de Cabalá 18/06/24, Escritos do Baal HaSulam, “Os Escritos da Última Geração”

Alcance A Alma Comum

929Na verdade, existe apenas uma alma no mundo… Essa mesma alma existe em todos os filhos de Israel, completa em cada um, como em Adam HaRishon, uma vez que o espiritual é indivisível e não pode ser cortado – o que é antes uma característica de coisas corpóreas.

Em vez disso, dizer que existem 600.000 almas e centelhas de almas parece como se fosse dividido pela força do corpo de cada pessoa (Baal HaSulam, Artigo “600.000 Almas”).

Cada pessoa tem uma alma, e essa mesma alma está presente em todos. Não podemos realmente imaginar isso. É como a teoria da relatividade – nem todos conseguem compreender o que ela descreve, e o mundo espiritual é ainda mais difícil de compreender.

Existem vários princípios que aceitamos pela fé porque os Cabalistas falam deles a partir de sua experiência. Até cruzarmos o Machsom, a barreira que separa a nossa percepção do nosso mundo da percepção do mundo espiritual, não poderemos compreendê-los completamente.

No mundo espiritual, existe apenas uma alma que existe em cada um de nós e em todos nós juntos. Não é que se a alma está em cada pessoa, é uma pequena parte da alma colectiva, e se está em todos, é uma alma coletiva. Não, é a mesma alma.

Tudo depende do quanto a pessoa revela essa alma. Em outras palavras, a medida em que ela adquire a qualidade de doação, conexão e amor determina o quanto ela percebe a alma coletiva, seja em maior ou menor volume. Mas, essencialmente, é sempre uma e brilha constantemente sobre ela.

Na nossa percepção da realidade, não podemos imaginar que a alma coletiva, sendo uma para todos, possa residir na percepção de cada pessoa, ou ser sentida como parte.

Nosso egoísmo nos impede de ver isso plenamente. Por esta razão, foram feitos dois discernimentos no corpo corpóreo, [ou seja, na percepção egoísta]: No primeiro discernimento, a pessoa sente a alma como um órgão único e não entende que este é todo o Israel. [Esta é a única coisa criada pelo Criador.]

No segundo discernimento, a verdadeira luz da alma de Israel não brilha sobre ela em todo o seu poder de iluminação, mas apenas parcialmente, na medida em que ela se purificou ao retornar ao coletivo.

O sinal para a correção completa do corpo é quando a pessoa sente que sua alma existe em todo Israel, em cada um deles, para o qual não se sente como indivíduo, pois um depende do outro.

Nesse momento, ela está completa, perfeita, e a alma verdadeiramente brilha sobre ela com todo o seu poder, como apareceu em Adam HaRishon…. [Isto é, como estava no estado em que foi criada pelo Criador.]

Da Lição Diária de Cabalá 20/02/20, “A Dezena”

A Linguagem Do Pesquisador Cabalista

525Pergunta: O seu hebraico é baseado em um vocabulário limitado?

Resposta: Sim, de fato, mas não é necessário mais nada.

No século passado, existiram dois grandes sábios Cabalistas: nosso grande professor Baal HaSulam e o grande Cabalista Rav Kook. Rav Kook sempre disse ao Baal HaSulam que invejava seu pequeno vocabulário, com o qual conseguia transmitir enormes camadas de conhecimento, sensações e insights.

O próprio Rav Kook era, por assim dizer, o mestre da palavra espiritual, da linguagem literária. Sua linguagem é muito floreada, detalhada, complexa e confusa. Contanto que você leia uma frase, de uma página e meia, como Leo Tolstoi, dificilmente conseguirá entender alguma coisa. Mas foi assim que ele se expressou. Também depende do caráter da pessoa.

Quanto a mim, como no fundo ainda sou pesquisador, cientista e sistematizador, não tolero nada supérfluo. Por isso, no meu discurso, nas minhas explicações, procuro tornar tudo concreto.

Acredito que esta é a coisa mais importante na educação humana. E os sentimentos já dependem do seu trabalho interno.

De KabTV, “Eu Recebi uma Chamada. A Limitação do Cabalista”, 17/04/10

Uma Pergunta Complicada De “Buscador Da Verdade”

961.2Comentário: Uma pessoa sob o avatar “Buscador da Verdade” pergunta: “Por que o mundo inteiro odeia os judeus, e eu também?”

Minha Resposta: Porque o mundo está organizado de tal forma que os Judeus têm o único ponto verdadeiro deste mundo. Este é o sentimento do Criador. Por isso, todo mundo os odeia.

Comentário: Mas, idealmente, deveria ser o contrário.

Minha Resposta: Não, a verdade só é alcançada a partir da escuridão. Portanto, devemos estar constantemente na transição entre a escuridão e a luz.

Pergunta: O que isso indica?

Resposta: Isto indica que os Judeus, o povo de Israel, têm uma ferramenta. Esta ferramenta pode determinar se estou seguindo o Criador ou qualquer outra coisa.

Pergunta: Um judeu possui tal ferramenta?

Resposta: Sim.

Pergunta: Por que odiá-los por isso?

Resposta: Porque eles têm essa ferramenta.

Pergunta: É como se eles tivessem e eu não? Esse é o jogo?

Resposta: Sim, é ainda maior. É porque o Criador assim o faz. Se fosse ao nível do nosso mundo, seria apenas metade do problema.

Pergunta: Então, se fosse apenas entre nós, você diz que seria metade do problema. Isso significa que o Criador dirige esse ódio contra nós, os judeus?

Resposta: Sim.

Pergunta: O fato de que o Buscador da Verdade admite ao escrever no final: “E eu também os odeio”, como você interpreta isso?

Resposta: É assim que ele se sente por dentro. Se ele sente isso, então é assim.

Pergunta: Diga-me, por favor, quando ele diz: “E eu também odeio os judeus”, há dor nisso, esse “eu o odeio”? O que você acha?

Resposta: Esta é a dor da conexão dos Judeus com o Criador. Posso ter qualquer coisa, mas se não tiver esse ponto de conexão com o Criador, simplesmente não sou ninguém.

Pergunta: O que devemos fazer para estarmos verdadeiramente conectados com o Criador?

Resposta: Devemos justificar que somos Israel. “Israel” traduzido significa “direto ao Criador”. Isso é tudo.

Pergunta: O que precisamos fazer para isso?

Resposta: Deixe tudo de lado, exceto este anseio pelo Criador; é o mais importante.

Comentário: Então o resto são apenas brinquedos, você diz.

Minha Resposta: Sim.

Pergunta: Só isso deveria permanecer?

Resposta: Sim.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 06/05/24