A Engenharia Genética Resolverá Os Problemas Da Humanidade?

629.4Os avanços cada vez mais acelerados da ciência possibilitados pelo sucesso do Projeto Genoma Humano também nos permitirão em breve ver a essência da doença mental. Somente depois de entendê-los no nível genético podemos buscar racionalmente terapias apropriadas para doenças como esquizofrenia e doença bipolar.

Saber “por que” (uma ideia) é mais importante do que aprender “o quê” (o fato) (James D. Watson).

Comentário: Os cientistas não podem explicar como ou por que essas mudanças ocorrem.

Minha Resposta: Mas há coisas que podemos realmente mudar em nós mesmos fazendo alguns rearranjos nos genes. É apenas a parte interna do nosso corpo; seu nível mais alto é onde as informações sobre ele são codificadas. Não está fora do nosso alcance. Está em nosso poder mudar as coisas lá porque é uma parte egoísta de nossa existência.

Imagine tal ferramenta como um homem foi criado, em seu corpo animal, com suas próprias características. Ele contém certas informações e algum tipo de programa de existência e desenvolvimento. Temos acesso a este programa porque já nos desenvolvemos até certo ponto e podemos explorar esse bloqueio dentro de nós, seja para fazer algo com boas intenções ou, como geralmente acontece, com más intenções.

Há algum tempo tivemos acesso a armas primitivas, depois a armas de fogo, depois à bomba atômica. Podemos usá-las para o mal ou para o bem. É o mesmo aqui. Temos dois caminhos diante de nós: ou agir em benefício da humanidade ou prejudicá-la. Assim será até que as pessoas caiam em si.

Mas é tudo uma questão de tecnologia! Não vejo nada fora de alcance aqui. Seremos capazes de entender um pouco as causas de certas doenças e distúrbios psicológicos e psicóticos.

Mas é claro que isso não resolverá nosso problema como humanidade, nem o problema de nossa existência ou o sentido da vida. É apenas responsável pelo nosso corpo.

De KabTV, “Close-Up. Opinião Dissidente”, 29/08/10