“Um Ponto Sensível Na Humanidade” (Linkedin)

Meu novo artigo no Linkedin: “Um Ponto Sensível Na Humanidade

O conflito na Ucrânia não é um conflito regular entre duas nações. É uma crise muito profunda que se origina de um lugar muito especial na alma humana comum. É um ponto sensível na humanidade, e podemos ver o quão poderosamente isso impacta a todos nós.

Não resolveremos esta crise por meio de medidas diplomáticas. Na melhor das hipóteses, vamos acalmá-la por um tempo, mas ela só vai explodir mais violentamente depois. Também não terminaremos o conflito se um lado dominar completamente o outro; ninguém vai capitular aqui, e o fogo continuará queimando por baixo até explodir novamente.

Há apenas uma coisa que precisamos fazer para resolver a crise: aumentar a importância da complementaridade, a importância da necessidade de unir os corações dos membros das nações rivais acima da inimizade. Para ser claro, simplesmente querer que a guerra termine não vai acabar com ela; precisamos querer que a separação entre nós termine. Precisamos querer sentir o coração um do outro, e isso, entre muitos outros benefícios, também silenciará as armas que rugem.

Estamos em uma situação muito difícil, muito traiçoeira. Não devemos borrar as coisas ou tentar encobri-las. Táticas e artifícios políticos não resolverão a crise.

A única solução é fazer um esforço para aproximar o coração das pessoas acima, apesar do ódio que irrompeu entre elas. Caso contrário, não haverá solução para o conflito, ele apenas aumentará e arrastará mais países para ele, e todos sabemos o que isso significa.