Purim – Um Lote De Sorte

276.02Entre todos os dias do ano há um dia especial, que é chamado de “Purim” da palavra “Lote” (Pur), a chance de você ganhar um prêmio, ter sorte. Por um lado, devemos esperar um destino feliz e nos preparar para isso, mas, por outro lado, tudo vem de cima e depende do Criador, da maneira como Ele fará esse feriado, esse dia para nós.

Na verdade, não estamos falando de um feriado, mas de um estado espiritual especial que está acima de tudo para o qual podemos nos preparar. É por isso que se chama Purim, como um sorteio de um lote, que determina quem tem sorte.

Somos obrigados a dar o “despertar de baixo”, ou seja, a esperança de que seremos recompensados com uma grande luz e, como resultado, uma grande correção de nossos desejos. Também precisamos ter a força para receber esta grande luz a fim de doar e alcançar toda a criação, todo o estado da correção final, que já está esperando para ser revelado a nós.

Embora a espiritualidade esteja acima do tempo e do espaço, existem símbolos de fenômenos espirituais em nosso mundo e, portanto, há uma iluminação especial durante esses dias que podemos usar. Portanto, quando estudamos artigos sobre o feriado de Purim neste dia, também somos incorporados a essa luz especial que pode nos influenciar e nos fazer avançar.

O feriado de Purim é dedicado aos eventos que ocorreram há dois mil e quinhentos anos na antiga Babilônia, quando o ministro real Hamã decidiu destruir todos os judeus. Os judeus (Yehudim) representam o desejo de conexão, de unidade, e Hamã é uma força interior que nos impede de nos unir, ou seja, resiste à correção.

Precisamos apenas ansiar por estar juntos, acima do desejo egoísta, apesar de sua resistência. Tudo depende do quanto conseguiremos manter essa unidade, apesar de todas as perturbações que são tão grandes hoje, vêm do grau mais baixo e afetam nossa própria existência desde a vida comum até as alturas espirituais. Mas mesmo assim queremos estar juntos e cobrir todos os crimes com amor.

Apesar do fato de que pode haver desentendimentos e até ódio entre amigos, ainda queremos estar no mesmo coração com eles. Os crimes são enviados pelo Criador, e queremos superá-los com a ajuda de nossa conexão e pedimos força ao Criador para isso.

Com toda a nossa resistência e rejeição, no entanto, queremos nos unir para que todos os prós e contras, todas as forças de conexão e separação se reúnam, ou seja, um Kli no qual o Criador será revelado seja construído. Se construirmos uma conexão acima da separação, ganharemos muito.

O principal é pedir conexão entre todos e a revelação de uma força que nos unirá. Conectar-se com os amigos é a ação mais correta e nos direciona para a correção final. O Criador quebrou propositalmente a alma comum, e precisamos pedir a Ele para conectá-la novamente.

Por isso, fazemos todos os esforços para conectar e descobrimos que somos completamente incapazes de qualquer ação em direção à conexão, desde a menor até a comum, a maior. Então pedimos ajuda ao Criador. Desta forma, corrigimos nosso Kli nos apegando ao Criador de todas as maneiras que foram reveladas dentro da quebra e, assim, alcançamos a correção final.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá de 16/03/22, “Purim