O Amor Pode Ser Forçado?

552.03Quando o desejo de receber começa a se desenvolver do zero, a princípio é apenas um desejo de preservar sua existência. Então, uma intenção é adicionada a esse desejo. Por que estou fazendo isto? Por que preciso disso?

Os graus iniciais do desejo de receber se preocupam apenas com sua existência; os graus inanimado, vegetativo e animado não são chamados de maus. É apenas a natureza, e não há mal algum na natureza das plantas e animais. Pode parecer assim para uma pessoa, mas os animais não têm a intenção maligna de prejudicar outra pessoa. Mesmo que um predador ataque a presa, ele inicialmente não tem o objetivo de prejudicá-la, apenas quer satisfazer sua fome e nada mais.

No entanto, o desejo de receber direcionado ao uso do outro e ao prazer de prejudicar os outros é o egoísmo do nível humano. Portanto, nós nos desenvolvemos a partir do fato de que queremos apenas tirar algo dos outros. Mas isso ainda não é chamado de mal real porque eu quero tomar sua posse simplesmente porque gosto disso. Não tenho intenção de ferir o outro, só quero agradar a mim mesmo.

Somente quando quero prejudicar o outro e receber alegria de sua humilhação, de sua dor, é que começa o verdadeiro egoísmo vil. Acontece que, para alcançar o verdadeiro mal, precisamos desenvolver nosso egoísmo.

É por isso que nosso mundo está agora entrando em um estágio em que as pessoas estão começando a gostar de humilhar umas às outras. Não preciso de suas posses, mas quero que sinta que estou acima de você e que deve me obedecer.

Um grau ainda mais alto é quando farei tudo para garantir que você me obedeça e me sirva com gratidão. Embora você não queira me amar, eu vou forçá-lo! Estas são verdadeiras Klipot, forças impuras.

Da Lição Diária de Cabalá de 14/03/22, “Vencendo a Guerra (Contra a Inclinação ao Mal)”