“Mamãe, Por Que Há Uma Guerra?” (Medium)

Medium publicou meu novo artigo: “Mamãe, Por Que Há Uma Guerra?

O deplorável bombardeio de um hospital infantil em Mariupol, no sul da Ucrânia, traz à mente a história da mãe que disse aos repórteres que seu filho lhe perguntou: “Mamãe, por que há uma guerra?” Ela disse que, algumas semanas antes, havia aliviado as preocupações de seu filho dizendo que as pessoas não lutam mais em guerras como costumavam fazer, que já superamos isso. Agora, ela e seu filho estavam escondidos na estação de metrô, um abrigo antiaéreo improvisado, enquanto seu marido estava na linha de frente.

Muitas crianças fazem perguntas tão difíceis hoje em dia, consequência das terríveis circunstâncias em que foram lançadas sem aviso prévio. Mas as crianças entendem a guerra melhor do que pensamos. Afinal, suas vidas são uma luta diária. Como elas não adquiriram as habilidades sociais que nos permitem manobrar suavemente em situações sociais, para elas, todos os dias no jardim de infância ou na escola são uma batalha.

Para lhes dar uma resposta verdadeira e útil, devemos dizer-lhes que nosso ego é a causa de todas as guerras. O ego quer se satisfazer e não levar mais ninguém em consideração.

Em seguida, devemos dizer-lhes que, assim como as crianças podem brigar por um brinquedo, os adultos brigam por partes de terra. Da mesma forma, quando as crianças brigam, elas podem bater umas nas outras com um pedaço de pau ou uma pá de plástico, enquanto os adultos usam tanques e aviões.

Nada muda da infância para a idade adulta: outra pessoa tem algo que eu quero, ou que acho que deveria ser meu, e eu vou tomá-lo à força se for preciso. É assim que o ego funciona, e esta é a razão de todas as guerras.

Uma criança que está se escondendo dos “brinquedos” dos adultos entenderá a mensagem com muita clareza. Esta é a nossa chance de explicar, lamentavelmente de forma muito vívida, que lutar não é bom, que se cuidarmos uns dos outros e compartilharmos uns com os outros, todos terão mais e não teremos que lutar pelo que queremos ou proteger o que queremos ter.

Uma vez que as crianças internalizem a lição de compartilhar, esta ficará com elas por toda a vida. Isso as ajudará em seus relacionamentos com os outros ao longo de suas vidas e, graças às explicações claras de suas mães, elas poderão evitar guerras no futuro.