Centelhas Iluminando A Escuridão

276.02Por que, no caminho para a santidade, para a revelação do Criador, para a fusão, para a correção de toda a criação, devemos alimentar desejos impuros, Klipot? Por que eles são necessários? Devemos entender que o Criador propositalmente fez a quebra, a fim de misturar desejos egoístas e desejos de doação.

E quando trabalhamos, descobrindo o que significa impureza (Klipa), e o que significa santidade, e como trazer santidade para fora da Klipa, a partir disso crescemos e ganhamos mente, sensibilidade e compreensão do que o Criador fez, porque Ele criou uma criação feita de luz e escuridão, do desejo de receber e do desejo de doar, e como separamos um do outro.

Nossa vida inteira é uma busca cheia de frustração e aborrecimento. E tudo isso para que possamos extrair centelhas de todas essas tensões entre receber e dar, entre a luz e escuridão. A luz sozinha ou a escuridão sozinha não podem nos ajudar, mas apenas quando colidimos um com o outro, como se batêssemos pedra sobre pedra, lançando centelhas.

São essas centelhas que nos preenchem e nos levam a percepções tão elevadas sobre a matéria que nelas começamos a alcançar o Criador. Não há habilidades dentro da criação para atingir o Criador diretamente, para entendê-Lo e senti-Lo.

Mas é precisamente devido a esse atrito, que expulsa centelhas que iluminam a escuridão, que podemos começar a entender o caminho preparado para nós pelo Criador.

Passamos por muitos estados difíceis, então, de repente, na escuridão total e mal-entendidos, lampejos de iluminação, depois outro, e outro, permitindo-nos começar a reconhecer o Criador.

Depois de acender algumas dessas centelhas, já sentimos como nos familiarizar com o Criador e Suas ações.

Da 1a parte da Lição Diária de Cabalá 27/10/21, Escritos do Baal HaSulam, Shamati # 36, “Quais São Os Três Corpos No Homem?”