“O Sol Nasce E O Sol Se Põe”

921Zohar para Todos, VaYetze, 15: A razão pela qual o livro começa com as palavras, “O sol nasce e o sol se põe” é que é o Hevel que sustenta o mundo, para trazer o homem à elevada fé no Criador.

Precisamos traduzir tudo isso para a linguagem Cabalística. “O sol nasce e o sol se põe” fala sobre o fato de que a luz superior brilha sobre uma pessoa e, ao nascer e se pôr, por sua influência alternada, causa o surgimento de novos desejos na pessoa.

“O sol nasce” significa que começo a desejar algo, a luz causa uma certa excitação em mim. Quando ele desaparece, fico com um desejo vazio. Essa é a melhor condição: começo a ansiar pela luz que senti e não sei como alcançá-la. Aqui a pessoa tem a oportunidade do livre arbítrio: de desejar por si mesma ser semelhante à luz.

Agora, a luz não virá sozinha até mim. Ela me mostrou algumas boas condições e desapareceu. O que fazer? Eu não posso mais viver sem ela.

Então chego à conclusão, através de um longo caminho de sofrimento (ou através da Cabalá muito concisa e rápida), que eu mesmo preciso ser como a luz. Não há necessidade de esperar que ela venha e me preencha. Ela não vai voltar! Isso apenas me mostrou um exemplo de como posso ser feliz, eterno e perfeito. Agora tenho que chegar a esse estado sozinho. É possível.

Já depende de mim. Não preciso esperar pela misericórdia da natureza, do Criador.

A Cabalá apenas diz que depois de receber a luz ou sentir o vazio que sentimos no mundo hoje, ainda posso chegar à satisfação.

De KabTV, “O Poder do Livro do Zohar” # 13