Formação Da Consciência

530Pergunta: Quando me afasto do meu “eu” e me integro ao grupo, o “nós” é uma espécie de minha nova autoidentidade ou um “eu” expandido ainda permanece?

Resposta: “Nós” é “eu”, apenas no próximo grau. Quando você sobe para o próximo nível, esse “nós”, tornando-se “eu”, se transforma em um “nós” ainda maior. É assim que é o tempo todo.

Pergunta: Isso significa que a Cabalá é a ciência da expansão. Nesse caso, é possível identificar os estágios de planejamento e criação da própria consciência no livro-texto principal, digamos, no Estudo das Dez Sefirot? Você poderia, por favor, nomeá-los?

Resposta: Em primeiro lugar, estudamos como o ambiente foi criado, como a partir desse meio foi segregada a estrutura interna da qual emergiu a consciência.

O ambiente são os chamados cinco mundos, os cinco filtros. No centro desse ambiente há uma manifestação da consciência, que nasce por si mesma. Nós a chamamos de Adão. Essa consciência absorve todo o ambiente, conecta-se a ele por meio da qualidade de doação de forma natural e instintiva. Isso é chamado de “Adão antes de sua destruição”.

Em seguida, há a quebra da estrutura de Adão. Ao mesmo tempo, todas as qualidades da natureza superior, as qualidades de doação, na forma egoísta oposta, entram em cada partícula do desejo geral, que foi quebrado em muitos pedaços. Essa é a base para o desenvolvimento do desejo egoísta e sua transformação no oposto, no altruísta.

De KabTV, “Encontros com a Cabalá”, 29/03/19