Pessach Do Ponto De Vista Das Realidades Modernas, Parte 6

276.02Comentário: Moisés foi primeiro um menino judeu, depois filho adotivo do Faraó e, depois de deixar o Egito, tornou-se pastor do seu sogro. De repente, o Criador se revelou a ele e disse: “Moisés, volte para o Egito. Lembrei-me de Meu acordo com Abraão, Isaque e Jacó de que Eu salvaria seu povo. Você deve dizer a eles que você é Meu mensageiro, e graças a você Eu farei isso”.

Minha Resposta: Moisés é um solitário, criado pelo Faraó. Ele fugiu de sua missão para outro país além do Nilo e acabou na companhia de seu futuro sogro Jetro. Ele se casou com sua filha e viveu em silêncio por vários anos. Então ele sentiu que tinha que voltar para seu povo porque sua missão posterior o perseguia. Ele deixou o sogro, a esposa e os filhos e foi embora.

Pergunta: O que ele representa em nosso mundo?

Resposta: Moisés é a qualidade em uma pessoa que a leva ao Criador.

Pergunta: E ela não desperta na pessoa por seu livre arbítrio?

Resposta: Se ela não existe no homem, que tipo de vontade pode ser?

Comentário: Há uma parte nesta história quando uma sarça ardente apareceu e o Criador estava persuadindo Moisés por um longo tempo a ir para o Egito: “Então venha agora, e Eu o enviarei ao Faraó e levarei Meu povo, os filhos de Israel, para fora do Egito”. Moisés respondeu: “Quem sou eu para ir ao Faraó e tirar os filhos de Israel do Egito?” Houve uma longa conversa entre eles, como se a força superior estivesse incitando Moisés a descer até seu povo para salvá-los.

Resposta: Moisés sente que se deseja cumprir sua missão, que deve retornar ao Egito e ajudar. Ele mesmo saiu do Egito, ele mesmo atingiu um certo nível espiritual. Isso não é suficiente, agora ele deve retornar ao Egito para seus irmãos e resgatá-los de lá.

Pergunta: Como Moisés se manifesta hoje no povo judeu?

Resposta: É difícil dizer. Estamos tentando fazer isso em nossa sociedade e mostrar o caminho para sair do Egito (do egoísmo) por meio de nossa conexão mútua. E sentimos que estamos no Egito.

Pergunta: Moisés desce ao Egito, conta tudo aos anciãos e ao Faraó, e mostra com seu cajado todas as maravilhas e horrores da manifestação do Criador. Por outro lado, os feiticeiros do Faraó mostram a mesma coisa. O que isto significa?

Resposta: Que, em princípio, você não alcançará nada por meio de milagres. Não há como persuadir o egoísmo. O egoísmo fará de tudo para mantê-lo. Ele tem todo o poder e todo o direito de fazer isso porque essa é a natureza do homem.

O homem deve avançar não porque vê milagres, mas porque fecha os olhos e simplesmente segue em frente. Ele deve reconhecer a saída do egoísmo como especial porque é o mais alto grau da existência. Ele deve apreciar o Criador como o mais elevado e por quem está pronto para sacrificar tudo.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 12/04/19