Pessach Do Ponto De Vista Das Realidades Modernas, Parte 12

543.02Pergunta: Quatro filhos são mencionados na história de Pessach: um adora fazer perguntas, o outro é vilão, o terceiro é ingênuo, um simplório e assim por diante. O que eles representam em nós, na sociedade?

Resposta: Eles existem em todas as pessoas. Quando uma pessoa começa a buscar seu caminho espiritual, esses quatro filhos aparecem nela: um é inteligente, o outro é estúpido. Mas o mais importante é aquele que não sabe fazer perguntas.

Todos os outros têm algumas perguntas deste mundo, eles podem formulá-las, mas este não pode dizer nada. Ele quer algo, mas não sabe o que exatamente. Então ele está explodindo com uma pergunta sem resposta. É sobre ele que se diz: “E ao que não sabe pedir, a ele abrirás”. Abrir o que? Não diz. Diz: “A ele abrirás”.

Pergunta: Revelar o quê?

Resposta: Se houver uma pergunta, é possível falar.

Pergunta: O que você deseja para toda a nação e todas as pessoas em geral?

Resposta: A revelação desta questão. Em primeiro lugar, pedir de maneira bela, correta, para que doa, para que realmente queiramos sair da nossa natureza que nos embriaga durante a nossa vida curta e infeliz.

E assim, com a ajuda dessa qualidade interior – que queremos algo, mas o que exatamente não podemos dizer – obter uma resposta para ela e revelá-la. A resposta não veio, mas o caminho se abriu. Portanto, é dito: “a ele abrirás”. Não respondê-la – abri-la.

Pergunta: E o que ele vai perceber?

Resposta: Isso só acontecerá se você fizer a pergunta certa. Quando ela explodir totalmente desde dentro, a mesma pressão de dentro revelará o caminho.

Pergunta: Este será o início do êxodo do Egito?

Resposta: Sim. Essa é a verdadeira saída do Egito. Portanto, a história de Pessach fala precisamente sobre aquele que não pode nem pedir.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman” 12/04/19