Amaleque, O Guarda

566.02Amaleque (ou Amalek) é uma propriedade muito próxima de nós. Embora pareça um mal absoluto, um obstáculo que deve ser destruído apagando-se até a memória dele, sabemos que o Criador não criou nada supérfluo, tudo é apenas para o benefício do nosso desenvolvimento.

Portanto, Amaleque é uma propriedade que nos ajuda a crescer corretamente e nos protege o tempo todo. Como se estivéssemos caminhando na estrada e onde quer que possamos cair, nos extraviar, espinhos aparecerem, ele nos avisa para não pisarmos lá. É assim que Amaleque nos guia constantemente na direção certa.

O desejo vem de Amaleque e a relutância também vem dele. Amaleque significa para meu próprio benefício (Al MenAt LEKabel), um desejo egoísta. Está escrito: “Eu criei a inclinação ao mal; eu criei a Torá como um tempero”. A inclinação ao mal está diretamente contra a Torá, a luz superior, e ambas trabalham em nós para nos direcionar para a linha média entre elas.

Devemos tratar Amaleque com respeito como uma propriedade muito importante, sem a qual não seríamos separados do Criador e nunca nos tornaríamos criaturas. Afinal, graças à inclinação ao mal que nos afasta do Criador e nos incita contra Ele, começamos a notar o Criador. Amaleque nos ajuda opondo-se ao Criador, revelando Suas propriedades e mostrando como você pode encontrá-las em vez das propriedades de Amaleque, ou seja, a intenção egoísta.

Amaleque habilmente nos mostra o quanto nos preocupamos apenas conosco mesmos e nos demonstra que devemos agir em oposição a isso. Assim, ele nos ensina a habilidade neste trabalho. Vamos aprender como trabalhar com nossa inclinação ao mal e usá-la corretamente, porque é essa inclinação que nos ajuda a nos tornarmos semelhantes ao Criador.

Da Lição Diária de Cabalá, 18/4/21, “Amaleque”