Preparando Vários Níveis

534Pergunta: Estamos estudando o Prefácio à Sabedoria da Cabalá (Pticha) novamente, e tudo está aparentemente claro. Então, algo muda e há a sensação de que você está falando em um nível muito alto.

Em que podemos nos agarrar para nos relacionarmos com isso sensorialmente? Não há lógica nem sentimentos e tudo desaparece. Será que estamos fazendo algo errado? Será que precisamos mudar de alguma forma nossa atitude em relação a isso ou pode haver alguma forma mágica?

Há uma sensação de que se começarmos a estudar Pticha novamente em mais um ano e meio ou dois, voltaremos ao mesmo estado, pararemos em um determinado ponto, e então sentiremos mais uma vez que você está falando em um nível elevado que não podemos atingir.

Resposta: Não é um nível alto, mas o nível espiritual mais baixo, e temos que ascender a ele. O fato de você não entender do que se trata é verdade. É para que você perceba que não entende nada e que precisa mudar sua conduta e sua atitude para entender algo. Afinal, nosso objetivo é atingir de alguma forma o sentimento do Criador.

Eu posso, é claro, permanecer no mesmo nível e falar com vocês sobre Sefirot, Partzufim, mundos, etc., mecanicamente, sobre o trabalho da luz. Mas meu objetivo é fazer todos os meus alunos sentirem os escritos sensorialmente ou, pelo menos, deixá-los entender que não estão nisso em suas sensações.

Como podemos atingir isso especificamente? Aproximando-se um do outro, não se sentando formalmente em uma dezena. Eles precisam ansiar por se conectar em seus corações e começar a sentir o Criador nesta conexão. Não é fácil. Demora muito, mas é a maneira de chegar ao mundo superior. Esta é a razão pela qual recebemos esta vida. Este é o caminho da sabedoria da Cabalá.

Você também pode estudar a sabedoria da Cabalá formalmente, de forma puramente teórica. E nem mesmo estudá-la, mas sua aplicação em nosso mundo, e como nosso mundo está se deteriorando e o que a sabedoria da Cabalá diz sobre isso. Também podemos implementar a sabedoria da Cabalá para a unificação externa e para a disseminação. Isso também é muito importante, mas não é o trabalho mais interno de uma pessoa.

Estamos preparando vários níveis. No nível mais alto, existem aqueles que podem se conectar com o Criador através da conexão entre si e transmitir a luz superior através deles, a energia superior, o atributo de amor e doação.

Posteriormente, esse atributo passará para um nível inferior, onde as pessoas podem se conectar umas com as outras de forma amigável e não espiritual. Elas se unirão e formarão a massa do Bnei Baruch.

Uma vez que esta massa não transcendeu o Machsom completamente e sua maior parte está no nível do nosso mundo, ela pode se conectar com as massas em níveis inferiores também, e com outras nações, e explicar o atributo da unidade a elas, quão importante é, e como pode salvar nosso mundo.

É assim que iremos avançar. Mas precisamos construir tudo isso.

Eu ensino a todos, aqueles que podem entender que a coisa mais importante é ascender acima de si mesmo, anular-se em relação à dezena e, assim, conectar-se ao Criador que Se define como o nível mais alto. Os outros trabalharão em níveis inferiores, mas cada um ainda tem seu próprio trabalho a cumprir. Essa é a fase do desenvolvimento humano em que estamos.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 04/04/19