É Possível Explorar Nossa Consciência?

228Comentário: Na ciência, existe uma grande confusão entre consciência, razão e intelecto. Tudo está empilhado.

Minha Resposta: Vamos tentar entender essas definições. Falando francamente, nunca fiz isso intencionalmente. Eu encontrei meu professor muito jovem e ele me “comprou” com uma abordagem totalmente clara e sistemática de tudo.

Comentário: O problema é que por centenas de anos não fizemos quase nenhum progresso nessa questão. Descartes, por exemplo, procurou a alma no cérebro, encontrou a glândula pineal e disse: “Essa é a alma”. E hoje é a mesma coisa: a consciência é buscada no cérebro.

Surpreendentemente, parece que exatamente nessas áreas há um grande progresso, tem a tomografia, várias ferramentas, mas não avançamos.

Minha Resposta: O fato é que esses dispositivos não serão capazes de nos dar nenhuma impressão da alma, da consciência, nem da mente.

Comentário: Infelizmente, os cientistas continuam suas pesquisas nessa direção. Alguns dizem: “A pesquisa da consciência é uma perda de tempo”. Outros acham que chegaram a um beco sem saída e não podem fazer nada. No entanto, todos eles ainda continuam a se agarrar a uma abordagem puramente materialista.

Minha Resposta: A Cabalá também lida com materialismo puro. Ela diz: “É necessário encontrar uma maneira de nos elevar acima de nossa natureza. Toda a nossa natureza é egoísmo. Devemos tentar nos elevar acima dele”.

Temos essa oportunidade ou não? A Cabalá diz que temos e, portanto, dá algumas ferramentas, algumas oportunidades.

Por um lado, esta é, em princípio, uma abordagem clara, sóbria e materialista. Por outro lado, vai contra nossa natureza, nossos desejos egoístas. Portanto, os cientistas não precisam dela.

Dentro da estrutura da nossa natureza, os cientistas concordam com qualquer coisa porque há um benefício visível no lugar onde você investe. Eles estão dispostos a correr riscos e se sacrificar, mas entendem isso em suas mentes no mesmo nível. Existem exemplos bem conhecidos de quando os cientistas realmente sacrificaram suas vidas em experimentos perigosos.

No entanto, a pessoa média não consegue entender o que a Cabalá oferece. Aqui precisamos de uma atmosfera diferente, um laboratório diferente. Aqui você mesmo é o laboratório.

Como podemos falar da mente se não tentarmos nos elevar acima dela?! Como podemos estuda-la?! Isso é claro para qualquer pessoa: se eu preciso pesquisar algo, preciso estar pelo menos um pequeno passo acima desse objeto de pesquisa. É impossível fazer nada sem sair de si. Portanto, concordo com aqueles que dizem que isso está além de seu controle.

Sem a ferramenta auxiliar que a Cabalá oferece, — extrair do mundo circundante, do campo que nos rodeia, uma força que é oposta à nossa natureza, e fazê-la nos mudar, nos elevar acima de nossa natureza para o próximo nível — é impossível explorar nosso grau atual. Então saberemos o que é a mente e o que é consciência. Será possível para qualquer pessoa.

Por enquanto, só temos que aceitar, sem provas, que existe tal força que pode nos levar ao próximo nível. Então, a partir deste grau, exploraremos nossa consciência e nossa mente.

De KabTV, “Encontros com a Cabalá”, 03/01/19