Inferno, Purgatório E Paraíso Nos Esperam

294.1Pergunta: Os psicólogos acreditam que uma pessoa sempre olha para trás, sofre com seu passado e não consegue se livrar dele. As pessoas pensam em seus erros e no que deveriam ter feito de maneira diferente. Elas sentem a dor repetidamente e são incapazes de se libertar desse ciclo vicioso.

Recebemos uma carta de uma mulher idosa solitária que escreve sobre como é assustador e solitário viver especialmente nesta pandemia. Ela está sozinha em casa, incapaz de escapar dos pensamentos de seu passado: seu divórcio e dois abortos, um por causa de sua carreira e outro quando ela decidiu que estava velha demais para dar à luz. Ela escreve: “E aqui estou sozinha; está frio do lado de fora da minha janela, frio por dentro, e sinto um frio terrível em meu coração, e os pensamentos sobre meus pecados e erros, não há como escapar deles”.

O que podemos dizer a ela, afinal ela está constantemente olhando para o passado e vive nesse passado? Por que recebemos todo esse sofrimento?

Resposta: O fato de uma pessoa sofrer com o passado também é uma correção. Não se preocupe, não havia nada de pessoal nisso.

Pergunta: Como uma pessoa pode entender isso?

Resposta: É impossível. Aqui você precisa trabalhar em si mesmo. É praticamente impossível para uma pessoa comum concordar com o Criador.

Comentário: Mas vai facilitar a minha vida se eu entender que isso não foi feito por mim, que fui conduzido para cá.

Minha Resposta: Você não pode simplesmente fazer isso, ligar algum tipo de interruptor.

Comentário: Verdade, você não pode.

Minha Resposta: Isso é dado a ela de propósito. Esses não são seus pensamentos, nem seus sentimentos. Todas essas sensações devem passar por seu sistema, por seu corpo. E nisso está sua redenção, de certa forma.

Pergunta: Isso é dado a uma pessoa para correção? É preciso passar por isso, reviver a própria vida, voltar e perceber que cometeu muitos erros. Embora não tenha sido ela quem os fez.

Resposta: Não foi ela quem os fez, nem é ela que agora está tentando condenar ou justificar tudo isso com sua consciência. Nada disso é ela! Deixa para lá. Mas tudo passa por ela, então deixe acontecer.

Pergunta: Por que é considerado proibido olhar para o passado?

Resposta: Porque não faz sentido.

Pergunta: As pessoas podem se convencer de que não faz sentido olhar para o passado e parar de fazer isso?

Resposta:  Você ainda olhará para trás até se corrigir. Até quando? Até que a pessoa concorde totalmente com o Criador! Essa é a adesão completa com o Criador, para tudo: para o passado, para o bom e o mau, para absolutamente tudo. Quando a pessoa justifica o Criador absolutamente em tudo, essa é a correção final de uma pessoa.

Pergunta: Você quer dizer que uma pessoa deve chegar a essa verdade? Justificar totalmente?

Resposta: Sim. Concordar completamente.

Pergunta: Com o que aconteceu e o que está acontecendo agora?

Resposta: Sim. Isso é chamado de “correção completa do egoísmo pessoal”.

Uma pessoa não deve olhar para trás. Ele não deve agonizar ou reprovar a si mesma por algo que fez e, ao mesmo tempo, não deve se elogiar por nada. Em outras palavras, não deve levar em consideração quando fez algo bem feito ou quando não o fez tão bem.

Pergunta:  Então minha vida foi de um herói ou de um pecador?

Resposta: Minha vida não é minha. E agora, finalmente, posso dizer que o que vivi não foi vivido por mim. Passou por mim. Mas não fui eu. É assim que fui conduzido. Minha vida, é assim que eu vi em meus sonhos. Não fui eu, tudo passou como um sonho. Portanto, temos que concordar com isso; nada mais é necessário. Apenas concordar.

E isso também não importa. Tudo o que é feito a uma pessoa está feito. E o que ela sente durante isso é o que ela sente. Não é ela quem sente, mas o que é sentido por ela, de certa forma.

Pergunta: Então me diga, por favor, para concluir: o que é nossa vida?

Resposta: Nossa vida é uma forma de existência de matéria proteica.

Pergunta: Sério?

Resposta: Ainda tiramos desta vida seus Reshimot – memórias, impressões. E nós continuamos. Um grande número de pequenos grãos de egoísmo, isto é, o desejo corrompido que o Criador criou, gradualmente passa pela purificação, correção e unificação.

Pergunta: Então, esses pequenos egoísmos, os 7 a 8 bilhões que estão lá fora, eles vivem suas vidas precisamente para chegar a isso?

Resposta: Inferno, purgatório e paraíso, como o de Dante.

O inferno é um sentimento, um reconhecimento do egoísmo pessoal, de sua insignificância. E tudo o mais que podemos adicionar aqui.

Purgatório é quando a pessoa tenta corrigi-lo, purificá-lo.

E o paraíso é quando ela transforma o seu egoísmo para trabalhar a serviço dos outros.

Essas são as três etapas pelas quais temos que passar.

Pergunta: Então, com todas as nossas vidas, estamos nos aproximando deste terceiro e último estágio?

Resposta: Sim. Portanto, se as pessoas entendem quais são esses três estágios: inferno, purgatório e paraíso, ou seja, a compreensão do egoísmo, sua correção e seu uso adequado, então está tudo bem. Continuaremos tentando.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 14/12/20