Esconde-Esconde Com O Criador

207Pergunta: O que é ocultação dupla e simples?

Resposta: Nós existimos em um mundo onde apenas uma força superior atua, chamada de Criador. Ela nos influencia, nos controla e estamos completamente à sua mercê. Mas, inicialmente, não a sentimos.

Se uma pessoa começa a se esforçar por sua revelação, ela passa a estudar a sabedoria da Cabalá e se junta ao trabalho espiritual, cujo propósito é alcançar o Criador. Nós fomos criados para que neste mundo, nesta vida, o Criador seja revelado por todos juntos.

Quando a pessoa tenta alcançar o Criador, ela começa a sentir que Ele está realmente oculto. Antes disso, ela nem mesmo tinha tal conceito como a ocultação do Criador. Fale com alguém na rua; ele não precisa revelar o Criador, aprender algo sobre Ele ou senti-Lo. Então, o Criador brinca de esconde-esconde conosco.

Ao perceber que o Criador está escondido dela, a pessoa tenta pelo menos sentir onde Ele está se escondendo e como. Gradualmente, a partir da completa ocultação dupla do Criador, ela se aproxima do único, quando começa a sentir que o Criador está se escondendo aqui e ali. Isso é determinado em relação aos seus sentimentos.

Por exemplo, se eu me sinto mal neste mundo e, claro, todos os meus sentimentos são baseados em como o Criador me trata, como ele determina meu estado, então eu digo que Ele está escondido de mim por uma tela dupla.

Quando eu chego à ocultação simples do Criador, vejo que o Criador está oculto de mim, e essa ocultação Dele de mim é a causa do meu estado ruim.

Pergunta: Podemos dizer que uma ocultação dupla é uma ocultação tanto na mente quanto no coração, e uma ocultação simples é somente no coração?

Resposta: Sim. Na ocultação dupla, eu não O sinto de forma alguma, nem em minha mente nem em meu coração. Em vez disso, sinto apenas alguns efeitos negativos em mim mesmo.

Com a ocultação simples, eu entendo em minha mente que o Criador é bom e faz o bem, que Ele existe, mas por causa de minha natureza egoísta, ainda não posso justificá-Lo.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 14/01/19