A Dependência É Uma Coisa Delicada

Laitman_632.3Pergunta: Embora o coronavírus tenha nos ajudado a sentir que estamos conectados, não entendemos o quanto dependemos um do outro. Esse é todo o paradoxo. Como podemos sair disso?

Resposta: De fato, um grande problema é levantado aqui. Entendemos que estamos inevitavelmente conectados, estamos juntos em um sistema e o vírus age em todos, através de um para o outro.

Além disso, isso é visível não apenas em todas as regiões, mas em todos os países. Hoje não há problemas com a comunicação para que possamos aprender sobre tudo o que está acontecendo no mundo.

Estamos conectados? Sim, mas sentir dependência é um problema porque pode estar em diferentes níveis. É muito difícil para nós determinar isso.

Além disso, a conexão é um conceito científico. Podemos estudar diferentes conexões: ruim, boa, qualquer que seja, porque são objetivas.

Para sentir dependência, nossa sensação subjetiva já interfere. Talvez eu não queira me sentir dependente de alguém ou não queira que outros se sintam dependentes de mim e façam queixas. Portanto, a dependência é uma coisa muito delicada.

Precisamos descobrir como somos dependentes um do outro, como essa dependência se manifesta e se intencionalmente nos influenciamos dessa maneira? Aqui, existem muitas oportunidades para todos os tipos de conjecturas e especulações.

Falando em dependência, entendo que não pode haver uma opinião clara e uma base sólida aqui, mas sempre há alguns acréscimos de pessoas diferentes dirigidas uma contra a outra.

Pergunta: A dependência sempre envolve falta de liberdade? É possível sair disso?

Resposta: A dependência não resulta necessariamente em falta de liberdade. O que importa é do que se depende. Se dependo de todo o universo, sei que sou parte dele e voluntariamente obedeço às leis que existem nele, então experimento um sentimento de eternidade e perfeição. Portanto, ele não me reprime e eu não me pressiono por fazer parte dele.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 25/05/20