Tudo É Vaidade Das Vaidades

laitman_608_02Pergunta do Facebook: O que significa a expressão “vaidade das vaidades”, do Rei Salomão no Eclesiastes?

Resposta: “Vaidade das vaidades” é um erro de tradução da expressão hebraica “Hevel Hevelim“, provando mais uma vez que é impossível ler a Torá na tradução.

De fato, “Hevel a-peh” é, na verdade, um sopro, uma exalação de ar que passa pelas cinco partes da boca – cordas vocais, palato, lábios, bochechas e língua – é processada e expressada como cinco tipos de sons: dental, palatal, gutural, lingual e labial. É por isso que se diz: “a palavra de Deus criou tudo”.

Na sabedoria da Cabalá, Hevel significa Ohr Hozer (Luz de Retorno). Essa é a grande regra da emissão de Luz quando uma pessoa não quer receber a Luz dentro de seu egoísmo, mas quer apenas se assemelhar ao Criador, ela a rejeita e a envia para longe. Somente essa medida ainda existe no mundo e é manifestada. Portanto, é dito que tudo o que acontece no mundo vem do que se chama Hevel, a Ohr Hozer .

Isso não é vaidade, mas um trabalho interno muito sério, o oposto do que queremos dizer em nosso mundo ao ler a Torá em tradução.

Pergunta: Se uma pessoa diz sobre os prazeres mundanos, “tudo isso é vaidade”, isso não tem em mente alguma aparência de Luz Refletida (Ohr Hozer)?

Resposta: Não, isso é um trabalho enorme que uma pessoa executa sobre si mesma quando deve fazer um Tzimtzum (Restrição) e depois criar um Masach (Tela) para alcançar o estado de descoberta do mundo superior, rejeitando-o e enviando-o para longe de si mesma. Então, ela vê que tudo é percebido apenas na Ohr Hozer.

Assim, é possível receber prazer apenas através da Ohr Hozer. Este é o Hevel. Portanto, “Não há outro além Dele”. Tudo o resto se refere apenas ao nosso mundo que não é considerado como existente.

De KabTV “Notícias com Michael Laitman” 25/01/16