O Ocaso Da Grande Civilização Europeia, Parte 3

Laitman_727Pergunta: A civilização europeia tem sido sempre um modelo de altos ideais, livre pensamento, igualdade, abordagem científica e fé na sabedoria e poder do homem, o dono do mundo. Então, por que vemos hoje que essa ideologia se tornou prejudicial para nós?

Resposta: Tudo neste mundo passa por um nascimento, um desenvolvimento, um período de prosperidade, e depois declínio e morte. A abordagem materialista europeia, alegando que tudo estava nas mãos do homem, foi muito útil e racional. Realmente, neste caso, não precisamos de certas forças místicas e confiamos somente em coisas que vemos na nossa frente.

Essa abordagem europeia tem contribuído muito para o desenvolvimento do homem e sua abordagem à vida, em comparação com as filosofias em outras partes do mundo: Índia e países árabes, onde o foco não estava no homem, na sua formação e desenvolvimento.

A educação trouxe seus valores para a Europa, tais como ética, direitos iguais para homens e mulheres, liberdade de expressão e igualdade. No entanto, hoje, eu não os admiro tanto quanto anteriormente no passado distante.

Afinal, nós sabemos como a influência religiosa na Europa é forte mesmo agora, com todos os seus slogans sobre livre arbítrio e igualdade. Dentro de cada europeu reside essa divisão interna que, com todas as suas aspirações à liberdade, ele permanece religioso internamente.

Se você for à França, casa da Revolução Francesa e símbolo de todos os ideais europeus, e for à periferia, às pequenas cidades e aldeias, vai ver que as pessoas vivem lá como na Idade Média, e a abordagem à vida é a mesmo e a igreja é a mesmo.

O espírito que os europeus receberam dos judeus os influenciou de duas maneiras. Por um lado, ele trouxe ideais de liberdade de expressão e religião, educação e igualdade para a Europa, e, por outro lado, deu à Europa uma forte religião cristã com todas as suas doutrinas medievais e restrições que estão vivas nas pessoas até hoje .

Essas duas forças que emanam de uma única fonte agem nos europeus e não podem chegar a um acordo. Isso é o que determina o espírito europeu.

Pergunta: Por que essas ideias maravilhosas de educação e igualdade levam a Europa à situação catastrófica que vemos hoje?

Resposta: O fato é que estes eram apenas slogans bonitos, mas, na realidade, a pessoa não mudou internamente. Ela continuou sendo a mesma pessoa que era desde os tempos antigos. Se mergulharmos um pouco mais nela, veremos o mesmo bárbaro que ela costumava ser.

As pessoas não entendem como usar a liberdade que receberam. Foi necessário desenvolver uma pessoa para isso, de modo que soubesse o que é igualdade, que forças são necessárias para alcançá-la, e como resistir à sua natureza egoísta.

Foi uma revolução científica e tecnológica, mas a pessoa pode continuar a ser um bárbaro e ter uma bomba atômica. O verdadeiro desenvolvimento envolve o desenvolvimento de uma pessoa dentro do selvagem, e isso não aconteceu na Europa. As pessoas não mudam apenas com uma boa conversa. Para mudar uma pessoa internamente, uma força superior é necessária, para além da força egoísta inata que existe dentro de nós.

Uma vez que este não foi o caso, os europeus permaneceram iguais, como eram antes. Eles só brincam com belas filosofias, literatura e cultura, a fim de embelezar a sua vida, e nada mais. No entanto, se formos um pouco mais fundo, veremos que as pessoas permaneceram as mesmos de 2000 anos atrás.

De KabTV “Nova Vida”, 18/08/16