Nova Vida # 705 – Cultura Judaica: A Sinagoga

Nova Vida # 705 – Cultura Judaica: A Sinagoga

Dr. Michael Laitman em conversa com Oren Levi e Tal Mandelbaum ben Moshe

Resumo

A essência interna da sinagoga é um lugar onde as pessoas se conectam e pedem o poder de amar uns aos outros. Hoje a atitude da sinagoga está muito longe de ser a atitude de um lugar que a sinagoga deveria representar.

Quando Abraão e Sara se reuniram às pessoas em suas tendas eles ensinaram elas a se conectarem e revelar a força superior na conexão entre si. Quando o Templo foi destruído afastamo-nos da força superior, do amor ao próximo, e as sinagogas tornaram-se rituais formais.

Infelizmente, não há hoje nenhum calor ou amor na sinagoga e assim as pessoas não são atraídas a ela. Elas só vêm para rezar e depois correr de volta para casa. Não há nenhuma alma na sinagoga, nenhum espírito de vida, e este é um estado chamado de exílio. A fim de sair do exílio, precisamos da força do Messias, a força que pode nos tirar do exílio, da separação entre nós para a conexão, para a revelação da alma. O Templo e a Arca da Aliança, e hoje em dia a sinagoga e a Arca Sagrada, são símbolos de raízes espirituais.

Não há santidade em pedras, se não há santidade no coração, e santidade é o amor. Nós temos que orar para o amor ser restaurado entre nós.

A Minyan, uma oração, a leitura da Torá, etc., são todos os símbolos da conexão certa em que o Criador é revelado. Não há nenhum traço da essência interior de espiritualidade em todos os rituais realizados na sinagoga nos dias de hoje. Alguém pode ser psicologicamente movido por estes rituais, mas isso não é necessário à correção do coração. Na sinagoga, todos os corações devem amalgamar-se em um coração em que a força do amor é revelada, e a real Torá é a força que pode conectar todos os corações, apesar da inclinação para o mal que é revelada.

A Minyan, um grupo de dez pessoas que vêm à sinagoga desejando conectar-se, pode revelar o Criador, a força do amor entre elas. A revelação da força do amor no mundo é o objetivo do desenvolvimento, como está escrito, “A minha casa será chamada casa de oração para todas as nações”.

[179827]

De KabTV “Vida Nova # 705 – Cultura Judaica: A Sinagoga”, 17/3/16

OBS: Áudio/Vídeo em idioma inglês

icon for podpress VideoReproduzir AgoraDownload icon for podpress AudioReproduzir AgoraDownload