Nova Vida # 620 – Selichot

Nova Vida # 620 – Feriados E Festivais: Selichot
Dr. Michael Laitman em conversa com Oren Levi e Tal Mandelbaum ben Moshe

Resumo

Quais são as leis da natureza representadas pelas Selichot (expiações) do mês de Elul? Como é possível descobrir essas leis e que forças serão reveladas no nosso povo se começarmos a tentar se conectar entre nós?

As Selichot indicam o processo que temos que passar de transcender nossa natureza egoísta. Essa não é uma questão de pedir perdão a alguém. O que garante que no momento seguinte eu vou me comportar melhor?

É impossível entender o que as Selichot são olhando-se as práticas populares, mas somente na verdade que está latente nelas. Os costumes israelenses apontam para as leis ocultas da natureza. Os costumes fornecem uma preparação, até que nos aproximamos da verdade: a revelação das leis ocultas da natureza. Existem várias camadas na natureza, leis da natureza, elas são a camada interna apontada pelos costumes de Israel. Para descobri-los, é preciso se familiarizar com a fórmula geral do sistema da natureza em que vivemos.

A lei das Selichot diz que devemos examinar bem a nossa natureza; ela é totalmente egoísta. Nestes dias nós podemos reconhecer o mais alto nível ao qual devemos subir, o “nível Falante”. Neste nível nós estamos conectados em completa harmonia. Mas a nossa natureza atual é o seu oposto!

Elul = “Ani Ledodi VeDodi Li” (“Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu” – Cântico dos Cânticos 6:3). Se eu precisar de ajuda para amar os outros, a força superior virá para me ajudar.

Que ele deve pedir perdão, é não tirar vantagem dessa oportunidade que tivemos para se conectar. Como funciona o mecanismo desta correção?

Nós devemos pedir perdão por não ter aproveitado a oportunidade que tivemos para se conectar. Aquilo para o qual vale a pena pedir perdão é não ter aproveitado a oportunidade que tivemos para se conectar. Como vamos ativar esse mecanismo de correção? A Cabalá lida com este método de conexão.

Israel tem uma grande obrigação para com o mundo; nós devemos levar todos à conexão e amor. O trabalho de conexão mútua leva à força superior que é revelada nas conexões entre nós. É precisamente através da divisão e do ódio que podemos avançar em direção à conexão, “… assim como a luz é melhor (mais excelente) do que as trevas” (Eclesiastes 2:13).

De KabTV “Nova Vida # 620 – Feriados e Festivais: Selichot 01/09/16