Nascimento Espiritual

laitman_243_04O nascimento espiritual é um processo de nascimento muito complicado. O inferior está dentro do superior e o útero é aparentemente feito de duas portas, uma das quais tem um eixo. No nono mês, o embrião completa o seu desenvolvimento e as portas começam a se abrir e a mãe sente uma pressão interna, que é o que vemos em nosso mundo.

spiritual-birth

Se expressar isso em termos Cabalísticos, as Gevurot que se desenvolveram (as forças limitantes, os Dinim) pressionam o embrião que também quer ser livre. Em geral, ele passa por um processo muito sério durante seu nascimento, quando essas forças realmente o empurram para fora, mas também o moldam como um ser humano no futuro.

Esse é o primeiro drama em sua vida visto que antes ele estava em uma espécie de casa de repouso por nove meses, em perfeita tranquilidade, totalmente seguro, alimentado, e todas as suas necessidades previstas. Mas esse estado termina de forma dramática quando ele nasce.

A atitude de sua mãe para com ele muda totalmente. Ela o empurra para fora como se não o quisesse mais e ele sofre grande pressão e nasce.

O embrião se desenvolve no útero da mãe com a cabeça para cima e antes de nascer, ele vira de cabeça para baixo com a cabeça para baixo, o que significa que está separado do seu valor anterior e não pensa como antes, e é assim que ele nasce sob grande pressão.

O êxodo do Egito é chamado de nascimento espiritual, que em nosso mundo é simbolizado por Pesach (Páscoa Judaica). Primeiro tudo estava certo e bom no Egito. Nós nos desenvolvemos normalmente no Egito, dentro do nosso egoísmo.

Depois a atitude do Faraó mudou de repente, a tal ponto que este Partzuf, a alma que está se desenvolvendo, sofre as dez pragas, chamadas dez Sefirot, que a jogam fora. O útero se contrai, o canal do nascimento se abre, a água recua (a água se quebra).

A mesma coisa acontece no Egito: a passagem pelo Mar Vermelho é a passagem através da água. Em seguida, o verdadeiro nascimento ocorre.

Os animais não são submetidos a um processo tão difícil como o homem. Para os animais o nascimento não envolve tanta pressão, enquanto que para os seres humanos os nascimentos físico e espiritual envolvem uma grande pressão.