História Da Humanidade – Um Olhar Interior, Parte 1

Laitman_417Pergunta: Você afirma que a solução para todos os problemas está na nossa unidade. Eu sou historiador e estudo a história da destruição do Primeiro e do Segundo Templos. O Primeiro Templo foi construído pelo rei Salomão, e não estou certo de que houvesse qualquer unidade entre o povo de Israel naquele tempo.

Também não parece que as pessoas soubessem o que era a unidade durante a construção do Segundo Templo e mais tarde durante o tempo de Herodes. De qualquer forma, se por “Templo” queremos dizer conexão interna e não um conceito material, então por que lamentamos a destruição do Templo no nono dia de Av?

Resposta: Há uma diferença entre a forma como os historiadores e os Cabalistas estudam a história. Os historiadores estudam eventos como eles são vistos por nós com base nos fatos visíveis. A causa para todos os eventos também deriva da análise do que eles viram. Portanto, eles concluíram que havia brigas e rixas entre os povos de Israel e que os clãs estavam lutando entre si.

A humanidade trabalha com os meios que tem a sua disposição e tenta entender os processos que atravessamos com sua ajuda. Portanto, os historiadores atribuem o que aconteceu a diferentes motivos: eventos econômicos, pessoais e aleatórios.

Mas o estudo da sabedoria da Cabalá começa a partir de uma raiz completamente diferente. A Cabalá diz que a raiz de tudo em nosso mundo é a força da natureza, que tem um programa. No âmbito deste programa, a força da natureza, que pode ser chamada de força superior ou Criador, a nossa realidade se desdobra.

Os Cabalistas estudam as ações desta força superior, tentam compreendê-la e verificam o evento que ocorreu a partir de suas ações, em vez de estudar eventos relativos à percepção subjetiva de uma pessoa, que depende de seu desenvolvimento e sua capacidade de compreender eventos e sua causa, como os historiadores fazem.

Uma pessoa vê um espetáculo se desdobrando em nosso mundo: Herodes, Faraó, Moisés, Salomão e Nabucodonosor. Mas todos eles são apenas fantoches em um palco. Nós podemos ver a mão da natureza que está agindo dentro dos bonecos e movendo estes bonecos no palco?

É com isso que a sabedoria da Cabalá lida. Ela explica que a criação tem um começo e um objetivo final. A força superior da natureza leva todas as criaturas, desde o início da criação até o seu fim, para que elas finalmente alcancem o mesmo nível de desenvolvimento e as mesmas habilidades que a força da própria natureza.

Nosso desejo de desfrutar, que é oposto à força da natureza, ao desejo de doar, deve se desenvolver e chegar a sua pior forma, oposta ao Criador e sendo contra Ele. Então, uma criatura especial deve aparecer, que terá o desejo de desfrutar e o desejo de doar em si, simultaneamente. Ela será chamada de Adam, homem, porque será capaz de tornar-se como (Edome) o Criador.

Uma pessoa recebe condições onde possa crescer. Ela deve incluir dentro de si qualidades que são 100% opostas ao Criador e qualidades que são 100% semelhante ao Criador, ao mesmo tempo. Desta forma, ela pode se tornar uma criatura perfeita, independente, devido à sua oposição ao Criador e equivalência a Ele, ao mesmo tempo. Este é o desenvolvimento que o Criador planejou para a criação.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 12/08/16Escritos do Rabash