Ouve Tua Esposa

laitman_543_02A Torá, Gênesis, 21:12: Porém Deus disse a Abraão: Não te pareça mal aos teus olhos acerca do moço e acerca da tua serva; em tudo o que Sara te diz, ouve a sua voz; porque em Isaque será chamada a tua descendência.

Pirkei Avot (Ética dos Pais) 1:5: Yossi ben Yochanan de Jerusalém, disse: Seja a tua casa espaçosamente aberta, trate os pobres como membros de sua família. E não prolongue em conversar com uma mulher. Eles o dizem a respeito da própria esposa, quanto mais a esposa do próximo.

Pergunta: Por um lado, está escrito: “…em tudo o que Sara te diz, ouve a sua voz”, e por outro lado, está escrito: “não prolongue em conversar com uma mulher”. Como podemos entender essa contradição?

Resposta: Uma pessoa é feita de diferentes desejos que são divididos em dois níveis: o desejo de receber, o qual significa atrair tudo para mim, para a minha própria satisfação egoísta, e o desejo de doar, pelo qual eu doo, dou e me conecto com outras pessoas. Cada um deles também é correspondentemente chamado de desejo feminino de receber e desejo masculino de doar.

A doação refere-se a atitude de uma pessoa em relação aos outros, seu esforço de doar, de dar, e de se conectar com todos num todo único, que é o esquema correto do estado final corrigido da humanidade. Naturalmente, existem desejos egoístas entre os desejos masculinos e femininos quando a doação é realizada com a intenção de conseguir em troca e ganhar alguma coisa, e há desejos de dar sem receber algo em troca.

Entre os desejos femininos há o desejo de tomar indiscriminadamente, tanto quanto possível, e existe o desejo de receber mais essencial apenas a fim de existir; então, ele como que ajuda o desejo masculino em doação.

Pergunta: O que significa “…em tudo o que Sara te diz, ouve a sua voz”?

Resposta: Sara representa o desejo que opera a fim de doar e ajuda seu esposo. Para si mesma as necessidades básicas são suficientes, e tudo o resto é para os outros. Abraão era conhecido por sua hospitalidade, convidando cada transeunte para a sua tenda. Ele falava aos seus hóspedes sobre a singularidade do Criador e oferecia que eles poderiam fazer parte de uma aliança que ele chamava Yashar El (direto ao Criador), ou seja, direto à meta de conexão e união entre as pessoas. Essa aliança era baseada na conexão absoluta entre as pessoas, a fim de se tornar um todo único, e Sara ajudou nisso.

No entanto, ao mesmo tempo, diferentes fontes dizem: “…não prolongue em conversar com uma mulher”, e também se diz: “Eles o dizem a respeito da própria esposa, quanto mais a esposa do próximo”. Isso se refere ao desejo feminino, ao desejo de receber com o qual a pessoa deve ter o mínimo contato possível. Tome dele apenas o que pode ajudá-lo no desejo de doar.

Portanto, não há contradição, mas simplesmente o aprimoramento dos nossos desejos que todo mundo tem: ambos os sexos masculino e feminino. Dois desejos masculinos e dois desejos femininos, apenas um total de quatro, existem em cada um de nós. A conexão correta entre eles é o nome de quatro letras do Criador.

De KabTV “Conversas com Michael Laitman” 19/01/16