O Caminho Para O Objetivo Da Criação

Dr. Michael LaitmanA Torá, “Números”, 22:22-22:27: Mas acendeu-se a ira de Deus quando ele foi, e o anjo do Senhor pôs-se no caminho para impedi-lo de prosseguir. Balaão ia montado em sua jumenta, e seus dois servos o acompanhavam. Quando a jumenta viu o anjo do Senhor parado no caminho, empunhando uma espada, saiu do caminho e foi-se pelo campo. Balaão bateu nela para fazê-la voltar ao caminho. Então o anjo do Senhor se pôs num caminho estreito entre duas vinhas, com muros dos dois lados.

Quando a jumenta viu o anjo do Senhor, encostou-se no muro, apertando o pé de Balaão contra ele. Por isso ele bateu nela de novo. O anjo do Senhor foi adiante e se colocou num lugar estreito, e não havia espaço para desviar, nem para a direita nem para a esquerda. Quando a jumenta viu o anjo do Senhor, deitou-se debaixo de Balaão. Acendeu-se a ira de Balaão, que bateu nela com a sua vara.

Nós vemos que o espaço para uma pessoa existir se torna estreito. Primeiro é um campo, depois uma estrada, e depois um lugar ainda mais estreito através do qual é impossível passar.

Esta é uma indicação dos Dinim (julgamentos) e da dificuldade de manter as leis. Primeiro, a pessoa usa o ego sem qualquer limitação em todas as situações da vida; depois, ela gradualmente descobre como o ego a aproxima de uma realização, movendo-a contra a sua vontade para a realização do objetivo da criação.

É possível dizer que, no início, o ego puxa a pessoa para a frente e a seduz com benefício egoísta, assegurando-lhe que tudo será dela e por causa dela. Isso é o que Balaão queria, e assim ele continuou andando com a sua jumenta, e, depois, começa a fase da realização, a restrição do ego.

A restrição do ego acontece gradualmente, por níveis: Shoresh, Aleph, Bet, Gimel e Dalet, onde esses níveis se tornam mais estreitos. Quanto mais o ego se aproxima da realização, mais compactadas se tornam as condições e, finalmente, o ego se rende ao desejo da pessoa e se torna a base sobre a qual a pessoa deve realizar todas as suas ações. Ou seja, ela começa a trabalhar com o ego em sua direção oposta.

O ego está pronto para ser usado com uma intenção em prol da doação, e não na forma que ele originalmente queria trabalhar, para seu próprio bem. Assim, a ação de restrição é para mostrar à pessoa para onde ela deve ir.

Pergunta: A pessoa deve entender isso temporalmente?

Resposta: Mesmo que ela não ouça ou entenda, em última análise, o aumento contínuo do sofrimento fará com que ela ouça e lhe dará uma direção clara e precisa. Nós vemos como a humanidade se desenvolveu e tornou-se mais sábia como resultado de tudo o que aconteceu ao longo da história, voluntariamente ou não, mesmo que isso aconteça muito lentamente e de forma muito desagradável.

Pergunta: Se Balaão tivesse escutado a voz do Criador, esse não teria sido o caminho do sofrimento para ele?

Resposta: Não, ele ainda teria passado por todo esse sofrimento, de outra forma teria sido impossível avançar! Baal HaSulam escreveu que existe um caminho ideal correto e um caminho ideal incorreto, mas o verdadeiro caminho é entre eles, e se chama Derech Eretz (o caminho da terra).

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 12/08/15