As Eleições Continuam

laitman_229Depois que os resultados da eleição alcançaram o Knesset, em Israel, as redes sociais apresentaram dois fortes sentimentos que foram percebidos pelas pessoas: a felicidade e a alegria da vitória, e o desapontamento duro da derrota.

Um Povo Dividido

Nas últimas eleições, 26 partidos participaram: Como pode um país tão pequeno tem tantos partidos e opiniões?

Mesmo se isso fosse bom, seria bom apenas se houvesse algo que nos unisse num só povo. Mas vemos que isso não está acontecendo.

Aqueles Que Caíram No Ódio

Dentro da nação há um problema essencial: como é possível encontrar a base correta entre nós, um denominador comum confiável? Isso só será possível se começarmos a equilibrar o poder do ego, que desperta controvérsias, separação e guerras internas entre nós, com o poder do amor. Isso é latente em nosso povo e nós vivíamos de acordo com suas leis antes da destruição do Segundo Templo, que foi destruído por causa do ódio infundado. Por isso, nós caímos do nível do amor para o ódio, e hoje, com o fim do exílio, nós temos que subir novamente do ódio infundado ao amor entre nós. Só desta forma é que vamos criar uma situação em que ninguém vai querer ir embora daqui e todo mundo vai viver em paz, alegria e segurança.

É assim que sempre foi; somente a união nos salva. Desde o início, o nosso povo se encontrava na união de pessoas que eram estranhas entre si na antiga Babilônia, sob a autoridade e liderança de Abraão. É assim como as pessoas viviam e existiam, em condições de união e amor acima do ódio, de acordo com o princípio, “o amor cobre todas as transgressões” (Provérbios 10:12).

Pôr Fim À Divisão

Mesmo hoje, cabe a nós compreender como estabelecer pontes entre nós e superar o ódio mútuo com a ajuda do amor. Só desta forma nós podemos continuar no caminho. Eu espero sinceramente que esta mensagem seja ouvida por estes e aqueles, que a direita da população não ceda à forte euforia, e a esquerda à forte decepção. Pois o momento da verdade chegou, mas nós não vemos onde estamos.

O próximo passo é um passo necessário na nossa perspectiva; esta é a união das pessoas acima de todas essas diferenças e contradições, acima das distâncias, do isolamento e ódio mútuo. Lutas já ocorreram em nossa história e não devemos permitir uma situação como esta agora. Isso nos enfraquece e nos ameaça com consequências terríveis, que não são sequer desejáveis de pensar.

A sabedoria da Cabalá nos diz que não podemos sequer ter a certeza de outro exílio, pois os antigos laços tradicionais já não nos conectam e ligam como no passado. E assim, nós devemos agora encontrar um meio, um método, que vai conectar todas as extremidades do espectro e nos consolidar como um único povo. É necessário superar os pontos de vista da direita e da esquerda para o Estado de um único povo. Lá, satisfação e plenitude serão encontradas, onde todos sentirão a totalidade. Cabe a nós, e é possível. Eu espero sinceramente que as pessoas comecem a refletir e pensar nisso.

Em primeiro lugar, é necessário compreender que não há outra saída, que a abordagem anterior se esgotou. Não vale a pena fechar as contas com o passado, vamos direcionar nossa visão para o futuro. Este é o método e esta é a única situação em que todos nós podemos existir a partir de agora.

De KabTV “Uma Conversa sobre a Situação em Israel após as Eleições” 18/03/15