Jerusalém – A “Cidade Perfeita”

Laitman_421_01Pergunta: Como é que as três religiões do mundo, que têm tantos desentendimentos entre si, concordam que Jerusalém é a cidade santa?

Resposta: Todas as três religiões do mundo estão conectadas com Abraão e com o fato de que a sabedoria da Cabalá entrou em ocultação. Cerca de dois mil anos atrás, após a destruição do Segundo Templo, o povo de Israel caiu do nível espiritual que se encontrava anteriormente, do amor fraternal, e caiu no ódio infundado.

Tudo o que os judeus tinham tomado dos sagrados livros Cabalísticos se transformou no judaísmo do exílio. Assim, o judaísmo se desenvolveu seguido pelo cristianismo e, depois, o Islã. Todas essas religiões surgiram porque o povo de Israel perdeu sua espiritualidade.

Tanto o cristianismo como o islamismo tomaram emprestado seus símbolos do judaísmo, e é por isso que Jerusalém se tornou uma cidade santa para eles. Todo mundo sente que essa cidade tem algo de especial (judeus, muçulmanos e cristãos), porque tal atitude é inserida numa pessoa desde a sua infância.

Mas uma coisa é atribuir santidade a pedras e outra coisa edificar Jerusalém em seu coração. Jerusalém é uma “cidade perfeita”; são as propriedades onde a pessoa revela o Criador. A força superior de doação e amor é revelada na terra de Israel, em Jerusalém.

O coração é todos os desejos humanos. Revelar o Criador significa alcançar essas propriedades corrigidas que me permitem doar a todos. Se eu saio do meu egoísmo e começo a amar o outro como a mim mesmo, nessa aspiração eu revelo a terra de Israel (Yashar El – direto ao Criador), a cidade perfeita de Jerusalém, minhas propriedades corrigidas de doação, e o Templo, e o Criador nelas, e me uno com Ele.

No final, todos se esforçam em alcançar este verdadeiro conceito de Jerusalém, mas não sabem o que está escondido por trás dele. Todo mundo deve passar por esse processo de criação interna de si mesmo, independentemente da religião que professam.

Na verdade, todos nós saímos da Babilônia. Alguns se juntaram a Abraão e foram com ele, e alguns dos babilônios ainda não estavam prontos para isso. Mas, no final, todos devem chegar a isso, como está escrito: “… pois todos Me conhecerão, do menor ao maior deles” e “… minha casa será chamada casa de oração para todos os povos”.

Portanto, Jerusalém está no centro da atenção geral, porque todos os povos devem se reunir nela, não fisicamente, mas num sentido espiritual. As religiões só preparam a humanidade para o estágio onde estamos agora, para chegar à revelação do Criador.

Pergunta: Como se parecerá o nosso mundo quando cada pessoa construir Jerusalém dentro de si?

Resposta: Todas as pessoas se tornarão irmãs. O conceito de Jerusalém significa que todos nós estamos conectados uns aos outros e nos tornamos irmãos, como um homem em um só coração. Esse estado é chamado de “cidade perfeita”.

Pergunta: Nesse caso, não importa qual a religião a pessoa professa, correto?

Resposta: Então, não haverá nenhuma religião. Todas desaparecerão, pois serão substituídas pelo conhecimento do Criador, como está escrito, “Conheça o seu Criador”.

De KabTV “Uma Nova Vida” 07/05/15