Sabedoria Coletiva

Dr. Michael LaitmanComo resultado da conexão de pessoas durante um workshop ou mesa redonda, a mente coletiva é criada. Tal fenômeno como a “sabedoria das multidões” (ou das massas) é conhecido. Se as pessoas se unem, uma força adicional surge e algo novo que excede suas capacidades nasce entre elas. Cada uma possui uma inteligência e capacidades medíocres e comete erros respondendo a perguntas. No entanto, quando estão discutindo tudo isso junto, ouvindo as opiniões das outras e complementando-se mutuamente, a resposta média será correta ou muito próxima do correto.

Cada uma delas comete um erro numa direção diferente, e, portanto, na média, a resposta está correta. No entanto, não se trata apenas da lei estatística dos grandes números, mas do aspecto emocional. Quando as pessoas se unem e querem resolver um problema juntas, elas recebem um sentido especial. Não é apenas a resposta média. Uma vez que elas tentaram encontrar uma solução em conjunto, um suplemento especial emerge.

Nós simplesmente não pedimos uma resposta para todas individualmente como num levantamento estatístico, mas as aproximamos e queremos alcançar um resultado comum. Então, elas não cometem erros. Esta é a consequência da conexão, e não apenas uma resposta resultante da média quando um erro compensa o outro.

Quando as pessoas se conectam, uma força adicional especial emerge que nos impulsiona para o próximo nível. Todos nós estamos no último degrau; dez no grau inferior é igual a um no grau mais elevado, do mesmo modo como todo o nível inanimado é igual a uma planta, e todas as plantas a um animal, e todos os animais a um ser humano pelo seu poder e essência.

Não é uma equação simples. A força do Criador deve ser adicionada a ela porque ela é necessária para nos transformar do nível inanimado, onde todos os elementos inanimados estão juntos, para o nível vegetal para se tornar uma planta. No entanto, nós devemos saber que essa força está sempre à nossa disposição. A Luz Superior sempre brilha. Quando nos conectarmos, a Luz Superior começará a agir em nós de forma imediata e automática, e nos elevará para o próximo grau.

Portanto, diz-se que todo o nível inanimado é equivalente a uma planta. A Luz Superior é automaticamente incluída na fórmula. Nós aparentemente sabemos a priori que a Luz Superior agirá e os elevará.

A resposta comum não é obtida como a média de todas as respostas. Através da realização de um workshop e formando um círculo, nós devemos chegar a uma decisão comum, uma definição que vai estar no centro do círculo. Nós não precisamos de dez opiniões separadas. Isso não vai produzir nada. Só vai complicar as coisas como mero filosofar: um deles disse isso e outro disse aquilo. Isso é análise. No entanto, nós precisamos de síntese, o fator geral pertencente ao grau superior!

Nós ainda não sabemos como usar os workshops corretamente. O workshop é um vaso espiritual, uma ferramenta para alcançar o fim da correção. Como resultado, nós temos que subir para o nível da reunião do grupo do Rabi Shimon. Nós apenas o chamamos com tal palavra mundana, “workshop”, mas isso implica uma conexão espiritual real. Os workshops devem ser alterados. Nós vamos trabalhar nisso. Isso não pode simplesmente ser ensinado. Esta habilidade vem gradualmente, e a pressão de fora ajuda nisso.

Da 4a parte da Lição Diária de Cabalá 10/10/13, Escritos do Baal HaSulam